Além das siglas: o papel de CEO, CFO, CTO e COO nas empresas

Descubra o que significam as siglas dos principais cargos executivos, como CEO, CFO, CTO e COO, e entenda as funções de cada um dentro da estrutura corporativa.

Existem inúmeros cargos executivos para além de CEO e, por isso, as pessoas podem se perder nas siglas. Afinal, o que realmente significam dentro de uma empresa? Você sabe, por exemplo, o que o "CFO" faz? Na matéria, vamos discorrer em detalhes sobre o assunto.

continua depois da publicidade

Fique conosco até o final e descubra qual a função de cada uma das siglas relacionadas a cargos executivos. Ah, e não se esqueça de conferir outros conteúdos que já foram publicados em nosso site. Nosso propósito é o de informar com qualidade, democratizando o conhecimento.

Você encontrará dicas de estudo, técnicas eficazes de aprendizagem e inúmeros testes de raciocínio para você exercitar o seu cérebro. E não para por aí: além dos artigos para concuseiros, também temos uma seção gratuita de simulados com questões que já caíram em concursos.

Assim, você pode testar os seus conhecimentos com uma revisão prática das disciplinas. Os simulados estão organizados em grupos temáticos de matérias, além de cargos específicos de órgãos públicos. Por sua vez, também disponibilizamos os gabaritos com as respostas.

continua depois da publicidade
Leia também

CEO, CFO, CTO e COO: o que as siglas significam?

CEO: a sigla faz alusão para "Chief Executive Officer", ou seja, Diretor Executivo. É um dos cargos mais altos de uma empresa. Geralmente, é a pessoa que representa o negócio e cria estratégias para alavancar as vendas. CEO está acima de todos os cargos executivos de C-Level. Ele pode fazer parte dos acionistas ou, simplesmente, ser contratado pelos donos da empresa para gerenciar a companhia.

CFO: diz respeito ao cargo de "Chief Financial Officer". Em outras palavras, Diretor Financeiro. Basicamente, fica responsável por gerir os recursos da empresa, além de balanços e fluxo de caixa. Também pode estabelecer estratégias de contingência de gastos.

continua depois da publicidade

CTO: a sigla faz referência ao cargo executivo de "Chief Technology Officer". Seria o equivalente para Diretor ou Gerente de Tecnologia. É a função máxima dentro do segmento de TI de uma empresa. Fica responsável por toda a estrutura tecnológica, além de monitorar tendências para aprimorar ainda mais o trabalho dos colaboradores. Define estratégias, lidera grupos e põe objetivos em prática.

COO: seguindo a mesma lógica dos demais cargos, a sigla significa "Chief Operating Officer". É o profissional conhecido pela alcunha de "Diretor de Operações". Em linhas gerais, ele é focado em administrar os processos operacionais de uma empresa. O COO é considerado como o "braço direito" do CEO e, também, trabalha lado a lado do CFO. Até porque ele também precisa ficar por dentro da parte financeira da companhia para otimizar a eficiências das operações.

Leia também

Concursos em sua
cidade