A Atenção Básica (AB) e a Vigilância em Saúde são áreas que devem estar em contato frequente para a melhoria da qualidade de vida da população. Os setores são responsáveis pela identificação de problemas de saúde em determinados territórios, bem como o planejamento de estratégias de intervenção clínica e sanitária eficazes. Por isso, é essencial entender o que fazem os profissionais destas áreas, conhecidos como agentes ACS e ACE.
Tanto os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) quanto os Agentes de Combate às Endemias (ACE) trabalham com a finalidade de conscientizar os cidadãos a respeito da saúde pública. Contudo, cada agente possui atribuições específicas, e detalhes pertinentes a respeito de sua atuação. Confira mais sobre o que fazem os profissionais abaixo.
Agente de ACS e ACE: funções desses profissionais
Uma equipe de Atenção Básica possui uma série de atribuições em comum, que também costumam ser repassadas aos agentes das duas áreas. Por exemplo, é de responsabilidade do ACS e ACE realizar o diagnóstico demográfico, cultural, social, ambiental, sanitário e epidemiológico do território onde trabalham, de modo que possam mapear a área de atuação do grupo.
Com isso, os profissionais devem desenvolver atividades para promover a saúde e a prevenção de doenças na região, especialmente as mais frequentes no território. Igualmente, a vigilância em saúde é uma pauta importante, exercida por meio de visitas domiciliares com regularidade e ações educativas, tanto individuais quanto coletivas.
É essencial que os ACS e ACE orientem a comunidade sobre os sintomas, agentes transmissores e os riscos das doenças da região, bem como ofereçam medidas de prevenção individual e coletiva. Casos suspeitos devem ser identificados e os usuários afetados devem ser encaminhados às unidades de saúde.
No geral, a população deve ser constantemente informada e mobilizada a respeito das medidas de manejo ambiental e formas de intervenção para controlar vetores de doenças. Outras responsabilidades atribuídas pela legislação também devem ser cumpridas por esses profissionais.
O que faz um ACS?
Um Agente Comunitário de Saúde (ACS) é um dos responsáveis pela equipe multiprofissional que realiza serviços de atenção básica à saúde. Esse tipo de agente deve desenvolver ações que promovam o bem-estar e a prevenção de doenças, por meio de atividades educativas em domicílios e coletividades.
No geral, um ACS possui uma série de atividades típicas em sua área de atuação. Algumas delas são:
- Utilizar instrumentos para diagnóstico demográfico e sociocultural;
- Detalhar visitas domiciliares, coletando e registrando dados relativos às atribuições, de modo que seja possível controlar e planejar as ações de saúde;
- Mobilizar a comunidade e estimular sua participação no mundo das políticas públicas da área da saúde e socioeducativas.
O que faz um ACE?
Já o Agente de Combate às Endemias (ACS), que trabalha em conjunto com o ACS, se concentra no desenvolvimento de ações relativas à prevenção e ao controle de doenças no geral. Esse profissional deve identificar casos suspeitos de doenças e agravos à saúde, além de encaminhar os afetados a uma unidade de saúde de referência e comunicar o fato às autoridades sanitárias responsáveis.
As atribuições próprias de um ACE são as seguintes:
- Executar ações de campo baseadas na pesquisa entomológica (insetos) e malacológica (moluscos), bem como coletar reservatórios de doenças;
- Executar ações de controle de doenças por meio de medidas de controle químico e biológico, ou por meio do manejo ambiental e integrado de vetores;
- Estabelecer ações de campo em projetos que tenham como finalidade avaliar as novas metodologias de intervenção como prevenção e controle de doenças;
- Cadastrar e atualizar a base de imóveis para planejamento e definição das estratégias de prevenção e controle de doenças, atualizando os mapas de reconhecimento geográfico.