Existe uma série de palavras na Língua Portuguesa que parecem dar um nó no cérebro de muitos quando utilizá-las se faz necessário. Ao precisar colocá-las no plural, então, o problema só aumenta: nesse sentido, uma das que mais levanta dúvidas é “ar-condicionado”.
Seja por conta do hífen ou da forma como inseri-la em uma frase, a missão pode até mesmo parecer difícil, mas bastam alguns macetes para não errar a grafia nunca mais.
Pensando nisso, confira abaixo como se escreve o plural de “ar-condicionado” e descubra diferentes jeitos de utilizar o termo no dia a dia.
Qual é o plural de ar-condicionado?
A palavra “ar-condicionado” é formada por meio de composição por justaposição. Nesse sentido, um novo termo é formado partindo da junção de dois ou mais deles: aqui, elas são “ar” + “condicionado”.
Enquanto “ar” é um substantivo, “condicionado” é um adjetivo, e ambos pertencem à classe de termos variáveis e flexionáveis.
O plural da palavra “ar-condicionado” é “ares-condicionados”. Independentemente do hífen, ambos os elementos devem sofrer flexão. Confira alguns exemplos abaixo:
- Com esse calor, considerar comprar um ar-condicionado pode ser necessário (singular);
- O setor da contabilidade esqueceu de colocar na última conta os dois ares-condicionados que compramos (plural);
- Hoje vamos precisar ligar todos os ares-condicionados para aguentar esse calor (plural);
- A casa bem que precisava, mas achei três ares-condicionados um exagero (plural).
Formação do plural
O termo “ar-condicionado” é um substantivo composto. Nesse sentido, ao serem formados por mais de um radical, os substantivos apresentam quatro regras para direcionar a formação do plural. São elas:
- Flexão dos dois elementos que compõem a palavra;
- Flexão apenas do primeiro elemento que compõe a palavra;
- Flexão apenas do segundo elemento que compõe a palavra;
- Não flexão dos elementos, de modo que a palavra permaneça invariável.
No caso de “ar-condicionado”, os dois elementos sofrem flexão, ou seja, tornam-se “ares” e “condicionados”.
Com base em uma das regras de formação do plural vistas acima, substantivos compostos que são formados por palavras variáveis, ou seja, adjetivos, pronomes, numerais e substantivos, devem fazer seu plural com a flexão de todas as palavras.
Veja abaixo outros exemplos de termos que sofrem flexão dos dois elementos:
- Matéria-prima: matérias-primas;
- Quinta-feira: quintas-feiras;
- Couve-flor: couves-flores;
- Primeira-dama: primeiras-damas.
O plural nas frases
Como informado anteriormente, o plural de “ar-condicionado” é “ares-condicionados”. Mas como esse termo ficaria quando sofre a influência de outro, também no plural?
A palavra “ar-condicionado” é muito utilizada junto de “aparelho”, formando “aparelho de ar-condicionado”. A partir do que foi aprendido, a maioria pode supor que, no plural, a frase se torna “aparelhos de ares-condicionados”.
É preciso tomar cuidado e manter em mente que a Língua Portuguesa é econômica. No momento em que um termo faz uma representação, o outro não precisa segui-lo. Assim, a versão correta é apenas “aparelhos de ar-condicionado”.
No caso de complementos no plural, a dose é dupla. “Uma entrega de ares-condicionados” vira “duas entregas de ares-condicionados”, “um grupo de alunos” vira “dois grupos de alunos”, “um par de sapatos” vira “dois pares de sapatos”, e assim por diante.