Um pouco de chuva não faz mal a ninguém, até porque refresca a onda de calor e auxilia no cuidado das plantas. No entanto, no país onde mais chove em todo o mundo essa realidade é bem diferente.
Isso porque os índices de precipitação são tão altos que as pessoas quase não sabem o que é tempo seco e sem chuva. Portanto, acabam se adaptando às condições climáticas para lidar com os o grande volume de temporais. Entenda a seguir.
Qual é o país que mais chove no mundo inteiro?
De acordo com dados da Fundação Aquae, a Colômbia é o país que mais chove no mundo. Essa instituição espanhola se dedica ao estudo do manejo da água de forma sustentável para favorecer o meio ambiente.
Essa informação é resultado de uma série de levantamentos feitos com os dados de incidência pluviométrica que a fundação mantém de diferentes locais do mundo. Contudo, existem números específicos para comprovação.
Conforme mostra a Fundação Aquae, a Colômbia possui o maior número de milímetros de precipitação anual, totalizando 3.240 milímetros. Isso corresponde a 3.240 litros de água por ano.
No cálculo do volume de chuva, utiliza-se um instrumento chamado pluviômetro. Por via de regra, a área para o cálculo é sempre um quadrado retirado de um metro de comprimento.
Por sua vez, cada quadrado é composto por milímetros e cada um milímetro de chuva corresponde a um litro. Para se ter ideia, o índice pluviométrico da Colômbia encheria 6,48 caixas d’água com 500 litros de capacidade.
Por que chove tanto nessa região?
O motivo está relacionado com a localização geográfica da Colômbia. O país possui uma rica floresta tropical, mas está em uma área chamada de cinturão de baixa pressão, termo técnico utilizado pela meteorologia.
Nessa área, grandes massas de ar quente e massas de ar úmido se encontram, causando as precipitações pela queda na temperatura. Por conta disso, toda a região da Colômbia tem um clima uniformemente quente e úmido.
E isso durante todo o ano, sem exceção. Mais especificamente, a Fundação Aquae revelou que o município de Lloró, localizado no departamento de Chocó, é a região colombiana onde mais chove.
Ao nível de comparação, estima-se que o volume pluviométrico de Lloro é dez vezes maior do que a média pluviométrica dos Pampas Argentinos. No mundo, essa é considerada a planície mais fértil que existe.
Dados meteorológicos do Weather Spark revelam que Lloró possui uma variação sazonal extrema no que se refere à precipitação de chuva por mês. Basicamente, chove o ano inteiro nesse município, sem exceção.
Estima-se que o período de maior precipitação na cidade vai de abril até dezembro. Neste sentido, o mês de novembro tem 25,9 dias de chuva, dos 30 dias que compõem o mês.
Em fevereiro, mês menos chuvoso de Lloró, a média da precipitação é de 260 milímetros – ou 260 litros de chuva. Por outro lado, agosto é o mês mais chuvoso, com uma média de 407 milímetros de precipitação.