Afinal, qual é o correto? ‘O açúcar’ ou ‘a açúcar’?

A forma correta de escrever açúcar deriva diretamente da classificação gramatical dessa palavra, por conta das flexões de gênero dos substantivos na Língua Portuguesa.

Aprender a forma certa de escrever “o açúcar” ou “a açúcar” está associado com a disciplina de substantivos e flexão de gênero na Língua Portuguesa. Dessa maneira, é importante entender como essa classe gramatical se constitui, principalmente em relação ao acompanhamento de artigos femininos e masculinos, sejam eles indefinidos ou não.

continua depois da publicidade

No geral, a Língua Portuguesa é um idioma que possui diversas regras estabelecidas com base na norma culta e no vocabulário. Ainda que seja difícil memorizar todas as regras, essa é uma maneira de garantir a credibilidade no seu discurso, assim como a qualidade na produção de textos e redação durante as provas. Saiba mais informações a seguir:

Qual é a forma correta: o açúcar ou a açúcar?

Leia também

A palavra açúcar é um substantivo masculino, de modo que a forma correta é escrevê-lo com o artigo masculino como antecedente. Por conta disso, a maneira certa é “o açúcar”. De acordo com o dicionário, a definição dessa palavra refere-se a uma substância cristalizada de sabor doce que é extraída da cana-de-açúcar ou da beterraba.

Dessa maneira, se diz “o açúcar” e “a cana-de-açúcar” por conta do gênero dessas palavras. Na Química, o açúcar é um termo genérico para descrever substâncias orgânicas, como os hidratos de carbono que são solúveis em água e que tenham, no mínimo, quatro átomos de carbono. Na Anatomia, refere-se à substância produzida no processo do metabolismo animal e vegetal.

continua depois da publicidade

Ademais, denomina a substância presente em compostos orgânicos, como o mel, as frutas, o sangue e até mesmo a urina de pessoas diabéticas. Nesse caso, é sinônimo da glicose, um tipo de carboidrato utilizado como fonte de energia aos seres humanos que consiste na principal fonte de energia para a célula e o organismo.

Em um sentido figurado, a palavra açúcar refere-se à característica daquilo que possui suavidade, brandura, afeto e delicadeza. Nas artes, refere-se ao nome de algumas danças e cantigas africanas que eram entoadas na zona dos canaviais enquanto as pessoas escravizadas trabalhavam na coleta da cana-de-açúcar. Com origem árabe, o termo deriva d a palavra as-sukkar.

Curiosidades sobre o açúcar

1) Consumo e produção

Atualmente, estima-se que os maiores produtores de açúcar no mundo sejam o Brasil, a Índia, a China, a União Europeia e a Tailândia. Porém, o maior consumidor continua sendo o Brasil. Em relação ao consumo, a recomendação da Organização Mundial da Saúde é a de que no máximo 10% das calorias diárias sejam provenientes dessa substância, o que equivale a 50 gramas ou seis colheres (chá) por dia.

continua depois da publicidade

2) Usado para curar feridas

Na Antiguidade, o açúcar era utilizado para estancar feridas abertas. Dessa forma, recomendava-se esfregar o produto sobre o machucado. Hoje, a prática não é mais indicada. Ademais, o açúcar costuma ser utilizado para tratamentos de beleza como esfoliante, por conta da ação abrasiva dos cristais.

3) Abastecimento do organismo

O açúcar é uma das fontes mais imediatas de recarga do organismo, porque fornece glicose ao corpo humano. Por conta disso, auxilia no funcionamento do cérebro, manutenção da retina, estimula a atividade renal e auxilia na reconstrução muscular. Entretanto, o excesso pode causar problemas sérios, desde o desequilíbrio da flora intestinal até obesidade e diabetes.

4) Origem

A cana-de-açúcar é uma planta originária da Índia, e estima-se que o subcontinente indiano foi o responsável pela produção do açúcar desde a Antiguidade. No entanto, o mel era usado com maior frequência para adoçar os alimentos porque a produção do açúcar demandava muita força de trabalho e certa tecnologia para a época.

continua depois da publicidade

5) Produção nacional

De acordo com o Mapa da Cana-de-Açúcar do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o valor da produção do açúcar em 2021 chegou a R$ 74,2 milhões, com mais de 715 milhões de toneladas contabilizadas na produção dentro desse período. Sobretudo, o maior produtor continua sendo a região de São Paulo.

Leia também

Concursos em sua
cidade