Os substantivos coletivos são usados para definir agrupamento de pessoas, objetos, animais da mesma espécie e assim por diante. Existem alguns bastante conhecidos que empregamos no dia a dia, como prole que remete a filhos e colmeia para um conjunto de abelhas.
No entanto, outros coletivos não são tão famosos assim e geram dúvidas na maioria das pessoas. Por exemplo, você sabe qual é o termo que equivale ao agrupamento de camelos? Por mais “estranho” que pareça, o grupo desses animais chama-se “cáfila”.
E esse é apenas um dos exemplos que causam estranhamento até mesmo nos falantes da língua portuguesa. Agora, cá entre nós, você conhece o coletivo de maçãs? A resposta mais óbvia seria macieira, correto? Seria se estivesse certa na norma culta.
No entanto, macieira é meramente a planta que produz o fruto, pertencente à família Rosaceae, gênero Malus e espécie Malus domestica. O termo não pode ser usado como equivalente ao coletivo de maçãs, em linhas gerais. Mas então como podemos chamar?
Fique conosco, pois vamos trazer informações detalhadas a respeito do assunto, bem como outros coletivos menos conhecidos para você ficar ciente e nunca mais ter dúvidas. Aproveite a visita e não deixe de conferir outros artigos com dicas de gramática.
Coletivos que muitas pessoas não conhecem
Você sabia que “horda” também é coletivo para “bandidos”? E se eu te falar que “junta” se refere ao agrupamento de credores? Diferente, não é? A verdade é que existem muitos coletivos por aí que nem sabíamos que estavam corretos. Veja alguns deles:
- Colônia é o coletivo para imigrantes;
- Caravana pode ser o coletivo para mercadores;
- Pelo incrível que pareça, panapaná se refere ao agrupamento de… borboletas. Palavra diferente do que estamos acostumados, não é?
- Nuvem não é só o que está no céu. Também é o termo que equivale ao conjunto de gafanhotos;
- Vara é, basicamente, o termo que representa um conjunto de porcos;
- Muitas pessoas conhecem… outras nem tanto… mas réstia também pode se referir ao conjunto de alhos;
- E se eu te falar que “pomar” é o agrupamento de árvores frutíferas?
- Quando estamos falando de várias plantas secas prensadas, então estamos falando de herbário;
- Quando você avistar várias verduras reunidas, você pode dizer que está vendo um “molho”;
- E coletivo de cartas, conhece? É escrínio;
- Quando temos muitos pães saindo de uma vez, podemos usar a palavra “fornada” como coletivo;
- Para artistas, podemos usar vários coletivos que têm o mesmo sentido: companhia, elenco, trupe, plêiade e academia.
Qual é o nome dado ao conjunto de maçãs?
Talvez você já esteja acostumado a usar a palavra, só não sabia que era justamente o coletivo de maçãs. Quando quiser se referir a várias dessas frutas, você pode fizer “penca”, já que está gramaticalmente correta ao considerar o dicionário Michaelis.
Sim, a palavra também é utilizada para se referir aos cachos de bananas, por isso pode gerar confusão durante a escrita. Mas, de acordo com o Michaelis, penca é, basicamente, um “conjunto ou esgalho de flores ou frutos, ou seja, cacho ou molho”.
Vamos a alguns exemplos para exercitar?
- Fui no mercado e, mesmo com o preço salgado, decidi comprar uma penca de maçãs;
- Não precisa comprar mais maçãs, pois já temos uma penca armazenada na geladeira;
- Eu gosto tanto de maçã, que compro uma penca praticamente todos os dias;
- Você viu aquela penca de maçãs que eu deixei ali na cozinha?
- Você está com fome de doce? Pois trate de comer a penca de maçãs que eu comprei e estão mofando na geladeira.
Viu só? Agora você já conhece mais um coletivo e poderá usá-lo quando for conveniente em seus textos. Lembre-se que a prática sempre será decisiva quando estamos falando da língua portuguesa e de suas nuances.