Afinal, qual é diferença entre logotipo e logomarca?

Muitas vezes, os termos "logotipo" e "logomarca" são usados como sinônimos, mas qual é a diferença entre eles? Entenda a seguir.

As palavras “logotipo” e “logomarca” são frequentemente utilizadas, sobretudo, por profissionais de design e comunicação visual, o que pode gerar confusão sobre as diferenças entre essas denominações.

continua depois da publicidade

Continue a leitura para entender a diferença esses dois termos, geralmente usados para se referir aos componentes que formam uma marca nos processos de criação.

Qual é diferença entre logotipo e logomarca?

Leia também

De acordo com a definição mais aceita entre os especialistas, logotipo é a representação gráfica do nome de uma empresa ou marca, usando uma fonte, uma cor e um estilo específicos.

Por exemplo, o logotipo da Coca-Cola é formado apenas pelo seu nome escrito em vermelho e com uma letra cursiva.

continua depois da publicidade

Já logomarca é o desenho, o símbolo ou o ícone que representa a empresa ou marca de forma visual.

Exemplificando, a logomarca da Apple é uma maçã mordida, e a logomarca da Nike é um traço curvo que lembra uma asa.

No entanto, o termo logomarca é considerado incorreto ou inadequado por muitos profissionais da área, pois seria uma redundância.

Para esclarecer, logo deriva de logos e significa “conceito” e marca tem origem no alemão marke ou no grego márka / μάρκα e quer dizer “significado”.

Assim, logomarca seria o mesmo que conceito-significado, o que não faz muito sentido.

Por isso, muitos preferem usar o termo logo como uma abreviação de logotipo, ou usar o termo imagotipo para se referir à combinação do logotipo com a logomarca.

continua depois da publicidade

Um exemplo é o imagotipo da Adidas é formado pelo seu nome e pelas três listras inclinadas.

Como é formado o logotipo?

Um logotipo é uma representação gráfica que identifica uma empresa, uma marca, um produto ou um serviço. Ele pode ser composto por diferentes elementos, tais como:

Cores

As cores são elementos visuais que podem transmitir emoções, sensações, valores e personalidade.

Elas devem ser escolhidas de acordo com o público-alvo, o segmento de mercado, a proposta de valor e a identidade da marca.

Símbolos

Os símbolos servem para representar conceitos, ideias, valores ou histórias. Eles podem ser abstratos ou figurativos, simples ou complexos, originais ou inspirados em formas existentes.

Além disso, devem ser criativos, memoráveis, relevantes e coerentes com a mensagem que se quer transmitir.

continua depois da publicidade

Letras

As letras são usadas para formar o nome da marca, o slogan, a sigla ou o acrônimo, podendo ser escritas com diferentes fontes, tamanhos, estilos, espaçamentos e alinhamentos.

Elas devem ser legíveis, harmoniosas, distintas e compatíveis com o símbolo e as cores, bem como deve fazer sentido para o que a marca deseja expressar.

E o que é identidade visual?

A identidade visual é uma forma de expressar a personalidade e a essência de uma marca por meio de cores, formas, fontes, símbolos e outros recursos visuais.

Ela é importante para criar uma imagem positiva, diferenciada e memorável no mercado e na mente dos consumidores.

Além disso, também ajuda a transmitir confiança, credibilidade e profissionalismo, além de gerar reconhecimento e identificação com o público-alvo.

continua depois da publicidade

A identidade visual faz parte do branding, que é o conjunto de estratégias e ações que visam construir e gerenciar a reputação e o posicionamento de uma marca no mercado.

Além da parte visual, o branding também considera a parte verbal, sonora, sensorial e emocional da marca, a fim de criar uma conexão duradoura e significativa com o público, gerando valor, fidelidade e preferência.

Leia também

Concursos em sua
cidade