Afinal, qual é a diferença entre locador e locatário? Descubra aqui

Você já se confundiu com os termos locador e locatário? Eles são muito usados no mercado imobiliário, mas nem sempre são bem compreendidos.

Entender a diferença entre locador e locatário é muito importante quando você vai alugar um imóvel de qualquer natureza.

Isso ajuda a evitar problemas e faz com que tanto você quanto o dono do lugar saibam o que podem esperar um do outro.

É por isso que preparamos este conteúdo para explicar direitinho quem é quem no contexto imobiliário. Continue lendo e veja a seguir.

O que é locador?

Leia também

O locador é quem possui o imóvel e o disponibiliza para ser alugado por outras pessoas. Isso pode ser feito por uma única pessoa, várias pessoas (como uma família ou sociedade) ou uma empresa.

Às vezes, uma imobiliária ajuda no processo de aluguel, redigindo o contrato e cuidando do imóvel durante o período de locação.

É válido lembrar que o locador nem sempre é o dono do imóvel. Além do cônjuge (marido ou esposa), alguém que tenha autorização oficial do dono, chamada procuração pública, também pode ser o locador nos contratos de aluguel.

O que é locatário?

O locatário é quem aluga um lugar para morar ou trabalhar, como uma casa, apartamento ou ponto comercial do locador.

Ele paga um valor mensal pelo direito de usufruir do imóvel. Normalmente, as pessoas que alugam para morar são chamadas de inquilinos.

Além disso, há quem alugue um imóvel para usar como espaço comercial, industrial ou por um período curto, como em aluguéis de temporada.

E o fiador?

Um fiador é alguém ou algo que ajuda a garantir que o aluguel de uma casa ou apartamento seja pago em dia. Existem três formas comuns de fazer isso:

  • Uma pessoa ou empresa que oferece seu próprio imóvel como garantia de pagamento;
  • Um depósito de dinheiro chamado caução, que o locatário paga ao proprietário. Isso protege o proprietário no caso de danos ao imóvel ou se o aluguel não for pago;
  • Um seguro fiança, que é um acordo feito com um banco ou uma seguradora para cobrir o aluguel se o locatário não pagar.

Quais as obrigações do locador e do locatário?

Locador e locatário têm certas obrigações quando se trata de aluguel de imóveis, e estes direitos e deveres devem estar previstos no contrato de locação.

A rigor, o locador precisa garantir que o imóvel esteja em boas condições, fornecer recibos de aluguel, fazer uma análise detalhada antes da entrega das chaves e cuidar de sistemas de segurança.

Ele também é responsável por consertar defeitos antes da locação e pagar despesas extras do condomínio.

Já o locatário deve pagar o aluguel na data combinada, não fazer mudanças na estrutura sem permissão, reparar danos causados por familiares ou visitantes, pagar contas de luz, água e telefone, e cuidar do imóvel como se fosse seu.

Na devolução, ele precisa deixar o imóvel no mesmo estado em que o recebeu e com todos os aluguéis devidamente quitados.

Todas essas responsabilidades devem estar claras no contrato, para que sejam cumpridas. A lei permite ajustes, desde que razoáveis, para benefício de ambas as partes.