Afinal, qual é a cor dos olhos mais rara do mundo?

Preto, violeta e âmbar são cores relativamente raras no mundo, mas existe uma tonalidade que ocupa a primeira posição do pódio. Saiba mais.

Há quem diga que os olhos são a janela para a alma - ou sua vitrine pessoal. A tonalidade, por sua vez, é uma característica genética complexa, sendo determinada pela quantidade e tipo de pigmentos presentes na íris.

Enquanto a melanina determina a cor básica, a genética é responsável pela intensidade e nuances. A herança genética dos pais é um fator-chave, mas é possível que duas pessoas com olhos azuis, por exemplo, tenham descendentes com tonalidades diferentes.

O assunto é mais relativo do que realmente aparenta. Mas e quando estamos falando de raridade, qual seria a cor que se destaca dentre as demais? A Academia Americana de Oftalmologia (AAO) trouxe a resposta e você confere mais detalhes no decorrer da matéria.

Aproveite a visita e não se esqueça de conferir outros conteúdos voltados para ciência e curiosidades gerais que publicamos em nosso site. Além disso, também cobrimos pautas sobre economia, tecnologia, dicas de estudo, notícias de concursos abertos pelo país e muito mais.

Leia também

Qual é a cor dos olhos mais rara em todo o mundo?

Vamos aos principais candidatos: embora tecnicamente não seja uma cor, os olhos pretos são uma ocorrência rara que pode conferir um olhar hipnótico e profundo. A aparência, muitas vezes, resulta da quantidade significativa de melanina na íris.

Ela absorve a luz de maneira tão eficiente que a íris parece negra. Já a tonalidade violeta é uma raridade verdadeiramente ímpar. Essa cor extraordinária é resultado de uma combinação única de pigmentação e da forma como a luz é absorvida.

Então, poderíamos dizer que o posto de cor mais rara do mundo estaria entre violeta e preto, correto? Não é bem assim. Apesar de raras, existe uma tonalidade em específico que somente é encontrada em 2% de todo o mundo.

De acordo com a Academia Americana de Oftalmologia (AAO), o número 1 do ranking fica, de fato, com a cor verde. Dentro da categoria, em contrapartida, existe uma gama de variações de tonalidade, desde os mais claros e vibrantes até os tons escuros e profundos.

Essa variedade é influenciada pela quantidade de melanina presente na íris. Alguns indivíduos podem ter olhos verdes mais claros devido à baixa concentração de melanina, enquanto outros apresentam uma tonalidade mais escura devido a uma quantidade reduzida do pigmento.

E, sim, mesmo com essa varidade considerável, os olhos verdes são, atualmente, considerados como os mais raros na população global. Já sabia disso?