Afinal, por que todo Francisco é chamado de Chico?

O apelido em questão somente é usado nas terras tupiniquins e no país paraguaio - e isso não ocorre por acaso. Vem entender o motivo na matéria.

Geralmente, os apelidos dos nomes são baseados em abreviações ou diminutivos/aumentativos. Pelo menos é o que estamos acostumados a ver por aí. Por exemplo, Bruninho, Isa, Lari, Manda, Lu e assim por diante. Por que, então, que com Francisco é diferente?

Percebemos que o apelido mais popular para o nome é Chico em vez de Francisquinho, Fran ou Cisco - esse último ficaria um pouco estranho, na verdade. Acontece que realmente existe uma razão por trás disso e a resposta está na história.

O apelido em questão somente é usado nas terras tupiniquins e no país paraguaio - e isso não ocorre por acaso. Vamos te explicar mais detalhes no decorrer da matéria. Aproveite para ler oturos conteúdos que já publicamos por aqui, hein? Temos de tudo um pouco para você.

De conhecimentos gerais a notícias a respeito dos concursos públicos abertos no país, a nossa missão é te deixar constantemente informado. Quem sabe você não use alguma das informações em textos dissertativos, não é? Ou até mesmo para entender enunciados de provas.

Leia também

Inclusive, nós temos uma seção exclusiva de simulados gratuitos para que os concurseiros de plantão fiquem cada vez mais afiados. São milhares de questões cadastradas em nosso banco de dados que já caíram em avaliações anteriores pelo Brasil adentro.

Por que o apelido mais popular de Francisco é Chico?

Pois, Chico, se tu me quiseres... Eu sou dessas pessoas de explicar as razões por trás de comportamentos que foram naturalizados com o tempo. O apelido mais popular para Francisco realmente não ocorreu por acaso - e vamos te explicar o porquê.

Olha só: "Francisco" surgiu no século XII a partir de um homem italiano que viveu na cidade de Assis. Como era um grande admirador da França, decidiu colocar o nome de seu filho de Francesco. Mas o que a França tem a ver com a história?

É porque a nomenclatura une Franco com um sufixo correspondente e, juntos, significam "francês livre". Entendeu agora? Bom, mas vamos voltar: o filho do homem italiano se tornou ninguém mais, ninguém menos do que o próprio São Francisco de Assis.

E a razão para o apelido "Chico" ser comumente usado no Brasil e no Paraguai é puramente etimológica. Algumas consoantes simplesmente não existem nas línguas derivadas do tupi-guarani. Falar "Francisco" era um grande desafio e, por isso, as pessoas abreviavam na época.

Teve um momento em que os jesuítas carregaram a imagem de São Francisco de Assis com eles. Quando foram explicar quem era a figura representada, eles se embolaram bastante e somente saiu algo como "São Chico". E a moda acabou perdurando até a atualidade.