Existem diferentes tipos de exame de sangue, exigindo-se de cada exame um tipo de procedimento de coleta específico. Nesse sentido, a coleta feita de forma adequada é fundamental para a qualidade da amostra e do exame.
Todavia, existem diversos tipos de tubos para coleta de sangue com cores diferentes nas tampas. As cores, inclusive, dependem do tipo de exame e do objetivo da coleta para análise posterior do paciente.
Se você era uma daquelas pessoas que sempre se perguntou por que os tubos para coleta de sangue têm tampa colorida, acompanhe o artigo a seguir e deixe que explicamos o motivo pelo qual as tampas possuem cores diferentes.
Por que os tubos para coleta de sangue têm tampa colorida?
A coleta de sangue ideal é feita com tubos a vácuo, o que de certa forma garante a segurança do paciente, do profissional responsável pela coleta e da qualidade da amostra. Esse procedimento, inclusive, evita que fatores externos interfiram na qualidade do resultado.
Nesse sentido, cada tubo para coleta de sangue tem uma tampa colorida e padronizada para evitar erros. Esses tubos, entretanto, contêm aditivos que inibem a coagulação ou que podem estimular o processo.
Cores e as diferenças de tubos para coleta de sangue
Existem diferentes tipos de tubos de coleta e cada um deles serve para um tipo de exame. As tampas coloridas existem para separar as diferentes categorias de componentes e de objetivos diferentes:
- Tubo azul – usado em exames de coagulação. Esse tipo de tubo possui o citrato de sódio a 3,2%, um anticoagulante que sequestra o cálcio (componente importante para a coagulação).
- Tubo verde – esse tubo tem heparina, um anticoagulante natural que acaba interrompendo a cascata de coagulação, ao ativar enzimas antiplaquetárias. O tubo verde é usado em exames bioquímicos feitos no plasma.
- Tubo vermelho – o tubo vermelho possui ativador de coágulo, acelerando a coagulação por estímulo da liberação do fator de coagulação pelas plaquetas do sangue. O tubo é usado para testes de bioquímica, imunologia e hormônios.
- Tubo amarelo – contém ativador de coágulo e gel. Os dois componentes aceleram a coagulação do sangue e o gel é responsável por realizar a separação física entre a porção celular e o soro (parte líquida).
- Tubo roxo ou lilás – esse tubo possui suas paredes jateadas com EDTA, o melhor anticoagulante, pois preserva a morfologia da célula, sendo assim recomendado para exames de hematologia.
- Tubo cinza – o tubo contém fluoreto de sódio com EDTA, dois anticoagulantes usados em exames de glicemia (com amostras de plasma).
- Tubo preto – o tubo possui também citrato de sódio, a exemplo do tubo azul. Entretanto, no tubo preto a concentração do citrato é 3,8%, bastante usado também em testes de velocidade de hemossedimentação (VHS).
Ordem correta de coleta
Além de se fazer a coleta da amostra no tubo correto, a depender do objetivo da análise, a ordem da coleta também importa. Por isso é necessário seguir uma ordem específica, criada para evitar a contaminação por aditivos ou outro composto que possa interferir. Nesse sentido, a ordem correta dos tubos para coleta de sangue é:
- Azul;
- Amarelo ou vermelho;
- Verde;
- Roxo ou lilás;
- Cinza.