Afinal, por que o Sol não consegue iluminar o Espaço Sideral?

O principal motivo pelo qual o Sol não ilumina o Espaço Sideral está relacionado à ausência de um meio. Ainda não entendeu? Veja detalhes na matéria.

Na escola, sempre fomos ensinados sobre o poder exorbitante do Sol e como o seu reflexo tem um papel essência para a existência de grande parte dos seres vivos que estão presentes na Terra. Mas, afinal de contas, por que a gigantesca estrela não consegue iluminar todo o Espaço?

continua depois da publicidade

Isso porque sabemos que o astro irradia luz em todas as direções possíveis. Os raios, por sua vez, contêm fótons. Tratam-se de partículas subatômicas que viajam em ondas eletromagnéticas. Quando essa luz é emitida pelo Sol, ela viaja pelo Espaço e interage com elementos.

Será que a estrela não tem tanto poder como imaginávamos? Antes de mais nada, o mesmo questionamento já foi feito por uma criança, sendo posteriomente respondida pelos astronautas da própria Estação Espacial Internacional (ISS) anos atrás. Saiba mais detalhes.

Leia também

Ah, e aproveite a visita para conhecer outros textos que já publicamos por aqui. Temos de tudo um pouco e, por isso, é bem capaz que você encontre um artigo feito especialmente para você. Além de ciência, também cobrimos educação, notícias de concursos abertos e muito mais.

continua depois da publicidade

Por que o Sol não consegue iluminar todo o Universo?

Como podemos receber em fotos astronômicos, o Universo é um grande vazio sem luz substancial. É como se fosse um breu interminável e, deveras, silencioso. Isso realmente deveria acontecer, considerando os gigantes raios solares emitidos pela nossa estrela-mãe?

Aparentemente, sim. É o que deveria acontecer. O principal motivo pelo qual o Sol não ilumina o Espaço Sideral está relacionado à ausência de um meio para a propagação da luz. Na Terra, a atmosfera atua como tal, dispersando e espalhando os raios do astro-mor.

Cria-se um fenômeno que chamamos de céu iluminado durante o dia. No Espaço Sideral, as coisas funcionam de maneira diferente. Não há atmosfera significativa para dispersar a luz. Sem partículas ou gases para interagir, os fótons do Sol continuam sua jornada pelo espaço.

continua depois da publicidade

Eles não são dispersos ou refletidos como deveriam, tornando a escuridão evidente quando estamos longe de qualquer fonte de luz estelar. O Espaço Sideral é geralmente considerado um vácuo, uma região onde a pressão atmosférica é praticamente nula.

Dentro dessa perspectiva, sabemos que não há moléculas suficientes para propagar a luz. Então, temos a seguinte premissa: com vácuo, sem luz. É simples assim. Não há meio termo. Na ausência de um meio, a luz do Sol não é capaz de criar a iluminação que experienciamos.

Mas isso não significa, necessariamente, que todos os perímetros do Universo sejam completamente escuros. Tudo depende dos sistemas. A luz das estrelas, galáxias e outros objetos celestes ainda viaja pelo Espaço, mas sua intensidade é bem reduzida ao se afastar da fonte de luz.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade