Afinal, por que bocejamos quando alguém boceja perto de nós?

Esse ato está intimamente relacionado ao sono, cansaço, monotonia e falta de oxigênio; leia e entenda por que bocejamos quando alguém boceja próximo a nós.

Alguma vez você já se perguntou por que bocejamos quando alguém boceja perto de nós? Embora existam muitas teorias sobre isso, a explicação exata para essa atividade altamente contagiosa ainda não é conhecida ao certo.

continua depois da publicidade

O bocejo é transmitido por nervos cranianos dentro do cérebro chamados neurônios trigêmeos. Eles se sincronizam com os neurônios no cérebro para iniciar o reflexo.

Dessa forma, esse é um dos mecanismos de resposta naturais mais vitais; é a maneira como o corpo responde ao seu ambiente. Continue lendo e saiba as principais curiosidades sobre o bocejo a seguir.

Leia também

O que é o bocejo?

O bocejo consiste no ato involuntário de abrir muito a boca, de forma profunda e prolongada, e expirar ou inspirar com um som característico. Normalmente afeta a respiração, pois puxa os músculos da mandíbula e do pulmão para permitir que a boca se abra completamente.

continua depois da publicidade

Durante o bocejo, a frequência respiratória aumenta o volume de ar inspirado. Isso causa uma sensação levemente estimulante no cérebro, que ajuda a prevenir a sonolência e melhora o estado de alerta. Uma pessoa pode bocejar até 15 vezes por dia. Esse gesto está intimamente relacionado ao sono, cansaço, monotonia e falta de oxigênio.

Qual a causa do bocejo?

Embora os cientistas ainda não tenham uma conclusão definitiva, existem várias teorias relacionadas às causas do bocejo. Estudos demonstraram que o bocejo está relacionado a mudanças em nossos corpos e mentes. Muito provavelmente, a teoria mais aceita mistura alguns pontos de cada um, como privação de oxigênio, ciclo do sono e crise de atenção.

De acordo com um estudo, publicado em 2013 no Journal of Applied and Basic Medical Research, bocejar muito é necessário para enviar uma boa quantidade de ar aos nossos pulmões para resfriar o cérebro.

continua depois da publicidade

E se você bocejar muito? Considera-se que uma pessoa tem bocejo excessivo se ocorrer mais de uma vez por minuto. Se esse requisito for atendido, bocejar muito pode ser um sintoma de um problema de saúde, portanto, você deve consultar um médico.

Por que bocejamos quando alguém boceja perto de nós?

O reflexo contagioso é um fenômeno comumente observado tanto em humanos quanto em animais. Se alguém boceja perto de nós ou vemos outra pessoa bocejando, é provável que também façamos o mesmo.

Assim, acredita-se que pegar o bocejo seja um reflexo instintivo do ser humano devido à empatia. Um estudo mostrou que o contágio ocorre em mais de 50% dos casos. Isso sugere que o corpo foi projetado para ser altamente sensível ao comportamento dos outros.

continua depois da publicidade

Além de resfriar nosso cérebro ou aumentar o nível de oxigênio no sangue para equilibrar nosso corpo, existem outros benefícios derivados de bocejar, entre eles:

  • Tornar mais fácil para uma pessoa relaxar trazendo uma abundância de ar para o corpo;
  • Bocejos, suspiros e respiração profunda são usados ​​para aprender a respirar melhor e reduzir a ansiedade;
  • É uma ferramenta neurológica;
  • Ajuda como um fenômeno comunicativo para socializar e ser mais sensível.

Os animais também bocejam?

Conforme os pesquisadores, bocejos, ou pelo menos padrões semelhantes de abertura da mandíbula, foram observados em todas as classes de vertebrados. Além disso, centenas de estudos que analisaram o bocejo de humanos e primatas, garantiram que é um fenômeno contagioso usado como uma forma de integração social por imitação.

continua depois da publicidade

Assim, podemos ver macacos, cachorros, gatos, até ratos ou periquitos bocejando. Inclusive, uma curiosidade não mencionada antes é que os bebês também bocejam dentro do útero de suas mães.

Como controlar o bocejo?

Embora não haja uma maneira definitiva, existem formas simples de reduzir a tendência de bocejar excessivamente. Essas práticas incluem:

  • Durma e descanse adequadamente;
  • Beba muita água para aliviar a fadiga;
  • Aumente a quantidade de exercício a realizar, já que esta atividade promove uma melhor circulação sanguínea;
  • Beba chá estimulante, como chá verde ou chá preto, para ficar alerta durante períodos de tédio ou cansaço;
  • Faça um passeio ao ar livre para combater a fadiga e manter a atenção;
  • Faça alguma tarefa divertida para se distrair.
Leia também

Concursos em sua
cidade