Você já se perguntou por que as toalhas secas ao ar livre ficam tão duras, concurseiro? Embora a secagem natural seja mais econômica e ecológica, algumas peças parecem sair do varal bem mais ásperas do que quando entraram.
Por isso, elaboramos este artigo que vai te mostrar por que as toalhas secas ao ar livre ficam tão duras. Acompanhe a leitura até o fim e fique por dentro do principal motivo. Afinal, aprimorar seus conhecimentos para as provas é sempre uma atitude sensata.
Por que as toalhas secas ao ar livre ficam tão duras?
Pesquisadores da Universidade de Hokkaido (Japão) e da Kao Corporation realizaram diversos experimentos com toalhas de algodão e descobriram que a água, líquido fundamental para a vida, desempenha um papel crucial no processo de secagem e tem uma considerável interferência na química e na física dessas peças.
A maioria dos tecidos, com exceção da lã e da seda, é derivada de plantas. O algodão, por exemplo, é um material orgânico extraído do invólucro de sementes de arbustos, que são ricos em celulose. E essa versátil substância é perfeita para absorver água.
Os cientistas descobriram que, quando as moléculas de água se encontram com fibras de celulose, começa um inevitável processo de aderência que se espalha por todo o tecido.
Esse é o motivo pelo qual as toalhas secas ao ar livre ficam tão duras, concurseiro.
A relação da água com a rigidez do tecido
Um estudo de 2020 publicado no The Journal of Physical Chemistry C revelou que as fibras dos tecidos de algodão que secam ao ar livre, como as toalhas, por exemplo, conseguem reter aquilo que os cientistas chamam de “água ligada”.
Esse processo acontece quando a água adere às fibras do tecido de algodão devido às suas cargas elétricas. O resultado é conhecido como “adesão capilar”, que nada mais é do que um fenômeno resultante na rigidez das toalhas que secam ao sol.
O uso de amaciantes pode minimizar a aspereza?
Agora que você sabe por que as toalhas secas ao ar livre ficam tão duras, é conveniente ressaltar que a relação entre água e tecidos de algodão pode ser mais complexa do que podemos imaginar.
Muitas pessoas acreditam que o uso de amaciantes de roupas pode amenizar essa incômoda aspereza de uma toalha de algodão na hora de se enxugar após o banho.
Segundo os pesquisadores, esses produtos reduzem significativamente o atrito entre as fibras do tecido durante o processo de lavagem. E isso pode amenizar a “água ligada”, que é o processo químico que aumenta a rigidez do algodão.
Apesar de você saber por que as toalhas secas ao ar livre ficam tão duras, é fundamental compreender como é a interação da água com os tecidos, especialmente os de algodão.
Essa compreensão pode nos ajudar a manter as peças que usamos no dia a dia sempre macias e confortáveis, além de fomentar a inovação na indústria de produtos de lavagem.