Em muitos países, como no Brasil, a vaca cumpre uma função fundamental na pecuária e na produção leiteira. Além disso, ela é a responsável por termos um dos pratos mais amados do mundo, o churrasco. Mas é claro que não podemos esquecer de outros contextos.
Devido a preceitos políticos e sociais, algumas pessoas de nosso país preferem se abster da alimentação regada a carne e qualquer outro produto de origem animal. Cada pessoa tem a liberdade de tomar atitudes que entrem em consonância com o que acreditam.
Mas, agora, vamos falar um pouco das tradições culturais de um país em específico? Sabemos que, na Índia, a vaca é um animal sagrado. Ela é símbolo de riqueza, força, abundância e prosperidade, portanto, seu sacrifício é considerado um pecado. Saiba mais sobre esta crença.
Por que as vacas são sagradas na Índia?
A vaca sagrada é uma tradição que remonta ao período védico, entre 1500 a.C. e 500 a.C., quando os textos sagrados do hinduísmo foram escritos.
Os Vedas, como são chamados esses textos, mencionam a fertilidade, a generosidade e a associação da vaca com várias divindades, como Indra, o deus da chuva, e Prithvi, a deusa da terra.
Outro texto importante do hinduísmo, o Manusmriti, compilado por volta do século I a.C., reforça a importância deste animal para os seres humanos e proíbe o seu abate e consumo.
O Manusmriti diz que quem mata uma vaca deve sofrer uma série de penitências, como jejuar, doar estes animais para os brâmanes (a casta mais alta do hinduísmo) e até mesmo praticar o autoflagelo.
Essas leis foram se tornando cada vez mais rígidas ao longo dos séculos, elevando o seu status religioso. Também não podemos esquecer da famosa vaca de Shiva, chamada de Nandi.
Ela não só é o veículo de um dos deuses supremos do dharma, como também tem a função de moderar os impulsos da divindade responsável pela renovação no hinduísmo.
Além disso, enquanto a maioria dos deuses hindus é reverenciada em regiões específicas, Shiva é adorado em todo o país, aumentando a importância do animal como um símbolo de devoção e respeito.
Qual o significado da vaca para os hindus?
Este animal representa vários valores e conceitos para os hindus. Um deles é o de ahimsa, que significa não-violência ou não-agressão.
A vaca é vista como um ser pacífico, humilde e dócil, que não faz mal a ninguém e que oferece muito de si, como o leite e o couro, em troca de capim e água.
Ela também é associada à figura materna, pois alimenta e nutre os bezerros e os humanos com o seu leite. Por isso, é chamada de gau mata, que significa “mãe vaca”.
Outro conceito associado a ela é o de dharma, que significa dever, lei ou ordem cósmica. A vaca é considerada um exemplo de dharma, pois cumpre o seu papel na natureza e na sociedade, sem se desviar do seu caminho.
Para o hinduísmo, ela é mais pura até mesmo do que os brâmanes, a casta dos sacerdotes e dos estudiosos. Inclusive, é usada em rituais de purificação, como o panchagavya, que consiste em beber uma mistura de leite, iogurte, manteiga, urina e fezes do animal.
Por fim, vale lembrar que, na cultura indiana, o costume de venerar animais não se restringe à vaca; outras criaturas também são reverenciadas por lá, como o rato, relacionado ao deus Ganesha, e o búfalo, meio de transporte do deus Yam.