Afinal, para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Você já se perguntou para que servem as bolas laranjas que ficam nos fios de transmissão? Descubra hoje algumas curiosidades sobre essas esferas e sua importância para o trânsito.

Em viagens de carro nas rodovias, é comum encontrar, ao longo dos fios de alta tensão, algumas bolas vermelhas ou laranjas ao longo de sua extensão. Mesmo que causem certa curiosidade por conta de sua cor e formato, o motivo de estarem ali é consideravelmente simples, e de grande importância: por questões de segurança.

continua depois da publicidade

A regulamentação das tais bolas laranjas é de responsabilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), órgão responsável por supervisionar a normalização técnica no país dos mais variados setores. A associação também toma conta do material nos fios de transmissão, definindo quando e onde precisam ser instaladas.

No geral, as bolas são inseridas nos fios em situações específicas, como quando uma nova rede elétrica é instalada e os cabos ainda não estão energizados. Dessa forma, elas podem ser posicionadas sem causar acidentes. Mas qual seria sua função?

Leia também

Para que servem as bolas laranjas nos fios de transmissão?

Os cabos de fiação são essenciais para levar energia de um ponto a outro, principalmente quando estão muito distantes entre si. Os fios, por sua vez, são componentes difíceis de se ver, principalmente do ponto de vista de um piloto de avião ou helicóptero. Tal dificuldade é um risco, pois qualquer contato não intencional com estes fios pode gerar um verdadeiro problema, como um acidente.

continua depois da publicidade

Por tal motivo, as bolas laranjas, ou esferas de sinalização, funcionam como uma solução simples para esse tipo de situação. Afinal, elas servem para facilitar a visualização dos fios, para qualquer um que precise vê-los. A cor é definida por conta do contraste que oferece, podendo ser visualizada até mesmo à noite. Na maioria das vezes, ela surge na cor laranja, mas também pode ser vermelha, amarela ou bege.

Junto disso, a esfera possui alguns mecanismos que lidam com várias ameaças do ambiente externo. O material possui orifícios para escoamento da água, peças anti-corrosivas, pintura resistente aos raios ultravioleta e revestimento reforçado com fibra de vidro.

Normalmente, as bolas possuem cerca de 60 centímetros de diâmetro e pesam 5 quilos, dimensões que podem parecer consideravelmente grandes quando visualizadas ao nível do solo. Seja como for, todo e qualquer aspecto técnico é definido e avaliado pela ABNT, mais especificamente a norma NBR 6535.

continua depois da publicidade

Instalação das esferas em fios de transmissão

Como informado anteriormente, as esferas costumam ser inseridas sempre que uma nova rede elétrica é instalada, quando os cabos ainda não estão energizados. Desta forma, um profissional pode deslizá-la pelos fios com as próprias mãos.

Contudo, em outros casos, como durante manutenções, isso pode causar riscos altos para os responsáveis pela assistência. Nesse caso, o trabalho é realizado com o auxílio de helicópteros e vários equipamentos de proteção.

Mais sobre as bolas laranjas

As tais esferas coloridas não são exclusividade do Brasil, e, em países como os Estados Unidos, são instaladas pela Federal Aviation Administration. Nesse caso, suas regras permitem que sejam pintadas nas cores laranja, vermelho, amarelo e branco.

A instalação desse material em fios de transmissão é fundamental para a segurança do trânsito aéreo. A falta dele pode causar acidentes sérios, e em vários casos, aviões já precisaram fazer pousos forçados ou até mesmo caíram por conta de fios de alta tensão que não foram devidamente sinalizados.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade