Você, em alguma momento da vida, já teve espinhas e cravos no rosto, certo? Muitas pessoas se incomodam com as marcas que elas podem deixar. Isso sem contar no inchaço e nas “bolinhas” características delas. Mas você sabe o que realmente tem dentro de espinhas e cravos?
Vamos te explicar tudo sobre o assunto em nossa matéria. Aproveite e compartilhe o artigo com os seus amigos para que todos tenham conhecimento sobre os mistérios que circundam as famosas acnes. Ah, e temos outros conteúdos bem interessantes em nosso site.
Com certeza você encontrará a resposta para alguma pergunta que você sempre fez. Além disso, apreender conhecimentos novos ajuda a exercitar o seu cérebro e, eventualmente, até mesmo usar as informações como inferências em textos dissertativos. Unindo útil ao agradável.
O que tem exatamente dentro de espinhas e cravos?
Para começo de conversa, é importante definir o conceito de acnes, que também são conhecidas como espinhas e cravos. Elas correspondem ao processo inflamatório identificadas nas glândulas sebáceas e nos folículos pilossebáceos.
As acnes surgem principalmente no rosto, mas é claro que também podem aparecer em outras partes do corpo, como costas, ombros e braços. É um processo geralmente comum na época da adolescência, mas pode acometer pessoas de diversas idades.
Tudo vai depender do sistema imunológico e de outros fatores de ordem corporal. Em linhas gerais, as espinhas e cravos são formadas devido à produção excessiva de glândulas sebáceas, processo incentivado pelos hormônios andrógenas ou a própria testosterona.
Aliás, as acnes também pode ser ocasionadas pela acúmulo de bactérias que estão geralmente localizadas na parte interna da epiderme – ou seja, próximas aos pelos. Mas o que tem dentro das espinhas, afinal de contas?
Bom, a resposta é uma só: as acnes são compostas por uma lesão da pele materializada por meio de “bolinhas”. Elas, em suma, contém bactérias que são cientificamente conhecidas como propionibacterium acnes, além de células inflamatórias que estão misturadas no sebo.
Inclusive, é esse sebo que produz o famoso “pus” que ninguém gosta de encontrar pelo corpo. E o que tem dentro do cravo, aquele pontinho pequeno que estamos acostumados a ver no rosto? Ele contém acúmulo de sebo nos poros, formando aquela massa meio espinhosa.
Mistério solucionado? Em caso de excesso de acnes, recomendamos a consulta com um dermatologista para informar o que está acontecendo com você e o seu sistema imunológico.