Afinal, é preciso temperar a carne antes ou depois de assar?

Para solucionar o mistério, consultei um açougueiro que atuou na área há mais de 20 anos. O que será que ele tem a dizer sobre o tempero de carne assada?

Que atire a primeira pedra quem nunca errou no tempero de carnes assadas. Se pesarmos a mão no sal, podemos simplesmente perder todo o sabor e suculência do alimento. Em contrapartida, o tempero “de menos” deixa as peças sem graça, prejudicando a experiência no paladar.

continua depois da publicidade

A verdade é que o excesso geralmente tende a ser pior. Como você conseguirá, por exemplo, retirar o sal que já foi absorvido pela carne? Nesse caso, a falta é melhor do que o exagero, pois, qualquer coisa, é possível ajustar a quantidade depois do preparo. Concorda com isso?

Mas, afinal de contas, qual é o correto: é necessário temperar a carne antes ou depois de assar? Qual das opções é a recomendada para deixar o alimento mais suculento e saboroso, promovendo uma experiência gastronômica mais satisfatório? Vamos discorrer mais sobre o assunto.

Leia também

Aproveite a visita em nosso site e explore temas parecidos que já publicamos, a exemplo da matéria sobre quanto tempo devemos deixar o feijão de molho. A resposta parece óbvia para quem já está na cozinha há muito tempo, mas pode ser decisiva aos iniciantes na culinária.

continua depois da publicidade

Temperar antes ou depois de ter sido assada?

É claro que não teria pessoa mais capaz de responder essa pergunta do que um açougueiro, não é mesmo? E adivinha com quem eu consultei para tirar a prova real em busca da solução para o enigma? O meu pai, Divino Destéfano, que trabalhou com na área há mais de 20 anos.

E a resposta é: depende do tempero, basicamente. Se a pessoa opta pelo sal grosso, o ideal é colocá-lo instantes antes do preparo na grelha. Deixar marinando por mais de 30 minutos, por exemplo, tende a secar as peças, independendente se são bovinas, suínas ou de frangos.

O segredo é espalhar o sal grosso quando você tiver certeza de que aquele será o momento exato que a carne irá para a churrasqueira. Agora, se você escolher por sal fino e outros condimentos, ele recomenda que o processo seja feito na noite anterior. Tudo depende da quantidade.

continua depois da publicidade

“O interessante é você deixar a carne envolvida com os temperos, como sal branco, vinagre, limão, em uma sacola. Mantenha na geladeira até o momento do preparo, lembrando de verificar a quantidade. Muito tempero nunca será a melhor alternativa. Pense em proporção”, disse.

Algumas pessoas preferem colocar o sal grosso após o preparo na grelha, mas Destéfano não recomenda a prática. “Se optar por colocar o tempero após a carne já ter sido assada, escolha outros condimentos mais suaves, que serão absorvidos pelo calor do alimento”, explica.

Leia também

Concursos em sua
cidade