Afinal, é preciso desligar o seu computador todas as noites?

Descubra se você precisa desligar o seu computador todas as noites, além de como isso afeta o seu dispositivo e a sua conta de energia.

Na hora de concluir as atividades do dia, muitas pessoas ficam na dúvida sobre o que fazer com os dispositivos eletrônicos. Será que é preciso desligar o seu computador todas as noites ou basta fechar a tela?

No geral, não existe uma resposta única e universal para essa questão porque envolve uma série de fatores a serem considerados. Porém, o mais importante é pensar do ponto de vista técnico e prático. Entenda mais a seguir.

Devo desligar o computador todas as noites?

Não necessariamente, porque você pode aproveitá-lo em outras configurações que não exigem desligar tudo. Por um lado, desligar completamente auxilia na limpeza da memória RAM e otimiza o funcionamento da máquina.

Leia também

Curiosamente, uma pesquisa feita pela empresa Panda Security revelou que somente 37% dos estadunidenses desligam os computadores todas as noites. O que acontece é que a maioria das pessoas faz isso sem saber o motivo.

Para alguns, o computador também precisa descansar das atividades, assim como os humanos. Contudo, a máquina não funciona assim e você nem sempre precisa desligá-la após usar.

Na realidade, os computadores são programados para ativar o modo de suspensão se não forem usados por muito tempo. Alguns usuários desconhecem essa configuração em seus dispositivos.

O que é o modo suspensão?

Basicamente, o modo suspensão aciona um mecanismo de inatividade para conservar energia no seu computador. Entretanto, não o desliga completamente e nem o deixa ligado, porque é comum meio-termo.

A depender das configurações do seu aparelho, esse modo suspensão é ativado automaticamente depois de alguns minutos. Para quem usa notebook, a suspensão é feita assim que se fecha a tela.

O que acontece no modo suspensão é que você aciona um modo de baixo consumo de energia sem comprometer seus arquivos, programas e dados que foram deixados em aberto. Então, é como suspender as ações sem desligar tudo.

Como uma espécie de pausa temporária, o computador fica nesse estado até que você mexa no mouse ou acione uma tecla. É o modo ideal para quem está baixando algum arquivo, fazendo uma atualização ou em um intervalo.

A recomendação dos especialistas é que se evite deixar o computador em modo de suspensão quando estiver conectado em uma rede pública. Isso porque a máquina fica mais vulnerável a ataques cibernéticos oportunistas.

Com qual frequência devo desligar o computador?

A frequência de uso é determinante no hábito de ligar e desligar o computador. Cada vez que você liga o seu dispositivo, está consumindo uma boa quantidade de energia e iniciando todo um sistema.

Todavia, fazer isso com frequência em um computador que você usa muito pode sobrecarregar o sistema e afetar a vida útil do aparelho. A dica é que você sempre ligue e desligue os computadores que usa muito uma vez no dia.

Ou seja, o desligamento completo deve ser feito somente quando você não for mais usar o computador no dia. Caso contrário, favoreça o modo de suspensão quando fizer pausas e intervalos.

Quem precisa do computador durante várias vezes ao dia pode deixá-lo ligado normalmente e só suspender o uso. Há também a opção de desligar a tela, se estiver em um monitor.

Além de economizar energia, você evita o estresse de ficar ligando e desligando o computador sempre. Portanto, o primeiro passo é sempre analisar a forma que você usa a máquina.