Afinal de contas, por que cachorro-quente tem esse nome?

Quer aprimorar a sua bagagem conceitual para encarar a prova de Conhecimentos Gerais do concurso público? Descubra por que cachorro-quente tem esse nome

Por

Você já se perguntou como surgiu o cachorro-quente, esse lanche tão popular que todo mundo adora? E por que ele tem esse nome tão peculiar? Pois bem, essa é uma história interessante que remete aos tempos antigos, concurseiro.

Elaboramos essa matéria que vai explicar por que o cachorro-quente tem esse nome e contar como foi a sua origem. Se você sempre teve essa curiosidade ou quer turbinar ainda mais os seus conhecimentos, fique conosco até o fim da leitura.

Por que o cachorro-quente tem esse nome?

Leia também

Antes de respondermos a essa pergunta, vamos contar um pouco da história desse lanche. Tudo começou lá atrás, por volta de 1500 a.C., quando os antigos babilônios começaram a comer pão com salsicha.

Mas foi nos anos de 1850, na Alemanha, que o lanche ganhou destaque mundial. Um cozinheiro da cidade de Frankfurt possuía um cachorro da raça Basset, que tinha um corpo alongado.

Por isso, quando ele servia salsicha com pão para os clientes, muitos deles começaram a chamar o lanche de "hot dog", em referência ao cãozinho.

Nos anos seguintes, o hot dog foi ficando cada vez mais popular em toda a Europa. Em meados de 1880, um homem chamado Charles Feltman abriu um restaurante nos Estados Unidos só para vender esse lanche.

Ele até inventou alguns molhos diferentes para colocar no hot dog, incrementando a receita original que era somente pão com salsicha. E esse delicioso lanche logo virou mania nos estádios de futebol americano.

Um cartunista pode ter sido o responsável por esse nome

Segundo estudiosos, o nome "cachorro-quente" pegou mesmo durante um jogo, em 1906. Um vendedor gritava "Get your hot dachshund" nas arquibancadas do estádio.

Mas um cartunista que estava lá não entendeu direito a palavra “dachshund” e escreveu "Get your hot dogs" (pegue seus cachorros-quentes) na legenda de uma ilustração. E assim ficou o nome até hoje, concurseiro.

Desde então, o cachorro-quente só fez sucesso, com mais e mais pessoas aprendendo a preparar esse lanche delicioso. Hoje em dia, tem lanchonete vendendo cachorro-quente em praticamente todos os países do mundo.

Curiosidades sobre o cachorro-quente

Agora que você sabe por que o cachorro-quente tem esse nome, fique por dentro de algumas curiosidades sobre esse popular sanduíche:

  • Nos EUA, são consumidos cerca de 20 bilhões desses lanches todos os anos. Isso é equivalente a 50 cachorros-quentes para cada habitante;
  • No Havaí, o cachorro-quente tem um nome diferente, chamado Puka Dog, cuja receita leva abacaxi;
  • Já na Suíça, eles têm uma versão diferente do cachorro-quente. O sanduíche é meio hot dog e meio pizza;
  • Na China, o cachorro-quente é servido de um jeito diferente, com o molho dentro de um pão grande, parecido com o nosso pão caseiro;
  • Na Guatemala, o cachorro-quente, conhecido como dirty dog, é servido com alface e tomate junto;
  • Apesar de muita gente pensar que o ketchup é o molho mais consumido com o cachorro-quente, na verdade a mostarda é a mais usada;
  • Teve até um cachorro-quente vendido por um preço bem alto, 169 dólares. Mas esse tinha ingredientes especiais como trufas negras, cogumelos e foie gras (iguaria francesa);
  • Nos Estados Unidos, em 2015, um homem conseguiu comer 62 cachorros-quentes em apenas 10 minutos, em uma competição.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você está de acordo com a nossa política de privacidade