Afinal de contas, os pinguins têm joelho ou não? Descubra a resposta

Os pinguins são animais curiosos que andam de forma desengonçada por causa da sua adaptação ao ambiente aquático. Mas será que eles têm joelhos?

Embora os pinguins sejam capazes de nadar e submergir na água por longos períodos, eles também passam algum tempo caminhando e se movimentando em terra.

continua depois da publicidade

É neste momento que podemos nos perguntar: os pinguins têm joelho? Continue lendo e descubra a seguir.

Os pinguins têm joelho?

Pode parecer que não, mas os pinguins têm joelho sim. Na verdade, a estrutura da perna de um pinguim é composta por quatro partes: fêmur, joelho, tíbia e fíbula. Esses são os mesmos ossos que você tem nas suas pernas.

Leia também

O que acontece é que as coxas e as partes superiores das pernas dos pinguins ficam escondidas por suas penas, dando a impressão de que eles têm pernas muito curtas e sem articulação.

continua depois da publicidade

Se os pinguins têm joelho, por que eles andam de forma tão desengonçada?

Bem, essa questão intrigou os cientistas por muito tempo, que realizaram vários estudos na área. A teoria mais aceita é que as pernas desses animais foram projetadas para ajudá-los a nadar mais rápido e não necessariamente para auxiliá-los a caminhar de forma mais eficaz.

Os pinguins são excelentes nadadores, podendo alcançar velocidades de até 40 quilômetros por hora, usando as asas em forma de remo como nadadeiras. Seus pés possuem membrana, e seu corpo tem a forma de um torpedo.

continua depois da publicidade

Para se adaptar a esse estilo de vida aquático, esses membros são um pouco curvados para a parte traseira do corpo, o que dificulta a caminhada em terra, pois requer mais energia para se mover rapidamente.

Além disso, os pinguins costumam andar apoiando o peso dos seus corpos "nas solas dos pés", assim como outros pássaros, o que deixa a sua locomoção ainda mais cômica.

Como eles passam até 75% do seu tempo na água, os seus corpos evoluíram de uma forma que prioriza as habilidades aquáticas em detrimento das terrestres.

continua depois da publicidade

Pinguim é ave ou mamífero?

Na verdade, os pinguins são aves adaptadas ao mergulho e à natação no oceano, sendo classificados, do ponto de vista zoológico, como aves.

Ao longo de muitos séculos, suas asas evoluíram para se tornarem nadadeiras, auxiliando-os na locomoção aquática.

Assim como outras aves, eles possuem sangue quente, reproduzem-se através de ovos e são revestidos de penas.

Entretanto, suas penas diferem daquelas encontradas em aves de rapina, como falcões ou águias, pois são mais próximas umas das outras. Elas são curtas e rígidas, o que ajuda a dar maior proteção e isolamento térmico.

Por que eles não voam?

Conforme um estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), os pinguins perderam a capacidade de voar devido a uma série de adaptações ao longo de milhões de anos.

A principal razão está relacionada à sua evolução para se tornarem exímios nadadores. As asas, originalmente desenvolvidas para o voo, foram gradualmente se adaptando para melhorar a eficiência na natação.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade