Um dos grandes mistérios que os cientistas ainda não conseguiram desvendar é o motivo pelo qual os seres humanos e outras espécies, especialmente as aquáticas, precisam dormir.
A teoria mais aceita é que o sono ajuda nosso corpo a se recuperar e auxilia o cérebro no armazenamento de memórias. Mas, no caso dos peixes, como eles dormem?
Para responder a essa questão, um estudo publicado na revista Nature analisou os peixes-zebra e descobriu que o padrão de sono que nós e muitos outros animais possuímos existe há pelo menos 450 milhões de anos.
Como o estudo foi realizado?
Os cientistas utilizaram um tipo especial de microscópio capaz de visualizar coisas muito pequenas, como corpos minúsculos e até mesmo células individuais.
Eles também modificaram geneticamente alguns peixes para que partes do seu corpo, como músculos e nervos, brilhassem quando estivessem ativos.
Posteriormente, colocaram peixes-zebra jovens, que são transparentes, em um gel chamado ágar para que ficassem imobilizados.
Usando um aparelho que estuda a fluorescência, eles conseguiram medir aspectos como batimentos cardíacos, movimento dos olhos e força dos músculos.
Descobriram que os peixes têm ciclos de sono semelhantes aos dos humanos, com momentos chamados de “sono de ondas lentas” e “sono de ondas propagadoras”.
Embora não tenham exibido movimentos rápidos dos olhos durante o sono (REM), que é comum em mamíferos, seus olhos se moviam para trás nas órbitas.
Contudo, os padrões de atividade cerebral, muscular e hormonal durante o sono eram semelhantes aos dos mamíferos.
Philippe Mourrain, um dos principais pesquisadores, disse que os peixes perdem força muscular, têm batimentos cardíacos mais lentos e não respondem a estímulos durante o sono, sendo a única diferença significativa a ausência de movimento rápido dos olhos.
A descoberta significa que os cientistas poderão utilizar esses animais para investigar distúrbios do sono e testar medicamentos para dormir.
Por que os peixes dormem?
Embora os pesquisadores ainda não tenham uma teoria definitiva sobre o motivo pelo qual os peixes dormem, eles têm várias hipóteses para tentar explicar esse comportamento.
A primeira delas está relacionada com a capacidade restauradora do sono. Isso permite que o corpo se recupere fisicamente e fortaleça o sistema imunológico.
A outra hipótese tem a ver com a capacidade adaptativa do sono. Essa teoria explica o comportamento que um animal adota para se manter fora de perigo enquanto recupera energia.
Geralmente, segundo os cientistas, os peixes dormem entre 9 e 10 horas, embora existam outros que podem descansar até 12 horas se houver escuridão suficiente para isso.
Para finalizar, outra dúvida comum é se os peixes respiram enquanto dormem. Algumas espécies, como tubarões e raias, abrem e fecham a boca para empurrar a água sobre as guelras e assim flutuar, enquanto outras continuam a nadar para que a água flua através das guelras.
Alguns estudiosos ainda mantêm a teoria de que esse tipo de peixe continua nadando em ambientes fechados ou dentro de correntes para dormir com apenas uma parte do cérebro enquanto continua se movendo com a outra.