A conservação dos alimentos é um processo que faz total diferença, mas que muitas pessoas ainda têm dúvidas. No caso das bananas, por exemplo, há quem guarde na geladeira, mas também quem deixe na fruteira.
Você também já deve ter reparado que as bananas no supermercado demoram mais para amadurecer do que quando deixamos na fruteira de casa, o que gera ainda mais questionamentos sobre sua forma ideal de conservação.
Então, afinal, as bananas devem ser colocadas na geladeira ou em temperatura ambiente? Entenda a seguir:
As bananas devem ser guardadas na geladeira?
Muitas pessoas acreditam que guardar as bananas na geladeira é a melhor forma de conservá-las. De maneira geral, a refrigeração costuma ser uma boa forma de prolongar a vida útil das frutas, mas nem sempre isso acontece.
No caso da banana, é importante ter em mente que se trata de uma fruta tropical, o que quer dizer que elas se desenvolvem em climas úmidos e quentes e não se adaptam também a temperaturas muito baixas.
O ideal é que ela não seja refrigerada enquanto ainda estiver verde, já que é melhor que ela amadureça em temperaturas não tão frias como a da geladeira.
Apesar de ajudar a retardar esse amadurecimento, também podem ocorrer alterações na qualidade do fruto, como o escurecimento da casca e perda de sabor.
Dessa forma, embora possa parecer benéfico, o armazenamento na geladeira pode ser arriscado e trazer alguns prejuízos.
Um estudo analisou o processo de amadurecimento da banana prata por meio da climatização em diferentes dias após a colheita, ou seja, 1, 2 e 3 dias.
As frutas climatizadas com um dia após a colheita apresentaram menor perda de massa, maior liberação de CO2, mais verdes, mais firmes, com maior porcentagem de amido e com menor teor de sólidos solúveis.
No segundo e terceiro dias, o processo de amadurecimento se mostrou mais acelerado. Contudo, os autores concluíram que o efeito passa a partir do terceiro dia de armazenamento em temperatura ambiente.
Vale destacar que as bananas foram submetidas a uma temperatura de 18° a 19°C, valor acima do que se costuma encontrar nos refrigeradores.
Portanto, temperaturas muito baixas podem danificar as bananas e é preciso tomar cuidado.
Como guardar as bananas?
Então qual a melhor forma de armazenar as bananas em casa?
Conserve em um local fresco
É importante que as frutas sejam conservadas em um local seco e fresco para evitar o amadurecimento acelerado. Para isso, tome cuidado com ambientes muito iluminados e com alta exposição do sol.
Pendure as bananas
Outra dica é apostar em ganchos, assim como vemos em alguns supermercados. A dica de deixar a banana pendurada pode ajudar a retardar o amadurecimento.
Isso acontece porque deixá-la pendurada evita a possibilidade de hematomas na fruta, que acontece quando as bananas ficam uma em cima da outra.
Para pendurar, você pode deixar debaixo de armários ou de cestas de frutas.
Evite armazenar com outras frutas
Evite colocar as bananas junto com outras frutas, como maçãs, abacates, peras, entre outras. Isso porque elas podem liberar etileno, composto que acelera o amadurecimento da banana.
Não descarte as bananas maduras
Uma dica extra é não descartar as bananas, mesmo que elas tenham ficado muito maduras. Caso você ainda não tenha colocado as dicas anteriores em prática e esteja com as frutas muito maduras, existem outras formas de utilizá-las.
A banana madura pode ser fatiada e congelada para fazer sorvetes e vitaminas, por exemplo. Quanto mais madura ela estiver, mais doce fica, o que possibilita o preparo de alimentos sem açúcar e, portanto, mais saudáveis.
Por fim, também é possível fazer doces, bolos, panquecas, pães, biscoitos e muito mais.