Afinal, ar-condicionado ligado faz o carro gastar mais combustível?

Quando ligado em áreas urbanas, o ar-condicionado é um grande vilão em relação ao combustível do carro. Confira situações em que o ar-condicionado pode estar ligado ao maior consumo.

Atualmente os preços dos combustíveis andam altos no Brasil, pressionando os milhares de motoristas a fazerem economias a todo custo. Nessa busca de gastar cada vez menos, muitas pessoas acabam se perguntando sobre itens básicos dos carros, como o ar-condicionado ligado sendo um dos responsáveis no maior consumo de combustível.

continua depois da publicidade

É sabido que, em determinadas situações, o consumo de combustível pode ser um pouco maior do que o esperado. Nesse sentido, o ar-condicionado pode ser um grande vilão, fazendo o carro gastar mais combustível.

Especialistas afirmam que o ar-condicionado é um componente do carro que exige um esforço extra do motor em movimentar o compressor do sistema inteiro. Dessa forma, esse esforço pode se traduzir em um consumo maior de combustível, afetado de forma diferente a depender da situação.

Leia também

Ar-condicionado faz o carro gastar mais combustível?

O ar-condicionado do carro pode, sim, ser um grande vilão no consumo de combustível. Dessa forma, é seguro afirmar que em algumas situações, o ar-condicionado faz com que o carro possa gastar até 10% mais de gasolina.

continua depois da publicidade

Especialistas no assunto explicam que esse consumo acelerado acontece porque o motor tem de fazer um esforço extra para movimentar o compressor do sistema de ar-condicionado. Esse periférico precisa ser acionado com uma força extra, o que faz com que o carro gaste mais combustível.

Dessa forma, em situações urbanas, o motorista deve ficar informado de que dias com temperatura mais amena oferecem 10% a mais de consumo no combustível, se o ar-condicionado do carro estiver ligado.

Entretanto, vale dizer que mesmo que provoque um aumento no consumo, o ar-condicionado também traz segurança e mais conforto aos passageiros de um carro. Uma alternativa é ligá-lo em situações urbanas com temperaturas maiores, pois quanto menor a temperatura, maior é o consumo de combustível.

continua depois da publicidade

Consumo na estrada

Se na cidade o ar-condicionado faz com que o carro consuma mais combustível, na estrada a história é outra. Andar com os vidros abertos faz com que o carro consuma mais combustível, isso porque a velocidade alta e o vento são grandes aliados para o maior consumo de combustível no carro.

Segundo especialistas, as fabricantes de veículos estão desenvolvendo carros novos com diversos parâmetros, incluindo a aerodinâmica. Dessa forma, os carros são fabricados para cortar o vento, gastando o mínimo possível de combustível ao se movimentar.

Andar a partir de 80km/h com os vidros abertos causa um arrasto aerodinâmico. Dessa forma, o vento que passa por dentro do carro funciona de forma semelhante a um paraquedas, que segura o carro e exige mais do motor para manter a velocidade.

continua depois da publicidade

Esse mecanismo faz com que o motor trabalhe mais e gaste mais combustível, por exemplo. Por isso, andar com os vidros abertos na estrada gasta mais combustível do que andar com eles fechados e o ar-condicionado ligado.

Componentes do ar-condicionado

O sistema de ar-condicionado dos carros possui alguns componentes principais, que fazem o funcionamento de todo sistema funcionar de maneira correta:

  • Compressor – é ligado ao motor do carro por uma correia e quando acionado, aumenta a pressão e a temperatura do líquido de refrigeração;
  • Condensador – ao sair do compressor, o líquido de refrigeração (quente) passa pelo condensador, que resfria o ar com o auxílio do ar externo e de ventoinhas;
  • Evaporador – ele recebe o ar que será resfriado pelo líquido de refrigeração vindo anteriormente do condensador e que chega à cabine onde estão os ocupantes do veículo.
Leia também

Concursos em sua
cidade