Existem algumas palavras na língua portuguesa que parecem erradas, mas estão surpreendentemente corretas. Quer um exemplo? Você já deve ter usado a palavra “nascença” em alguma conversa informal, não é? Pois você esteve certo desde o princípio.
É claro que determinados termos são mais bem aceitos na norma culta do idioma, o que não significa que palavras correlacionadas estejam incorretas. Seria esse o caso de “amostrar” ou “alembrar”? Ou elas, de fato, não devem ser empregadas no dia a dia?
Vamos discorrer sobre o assunto no decorrer da matéria para que você não tenha mais dúvidas. Aproveite a visita em nosso site e não deixe de conferir outras dicas de gramática que já publicamos, além de simulados gratuitos com questões concursos públicos.
“Amostrar” realmente existe?
Apesar de soar equivocada por algum motivo, a palavra “amostrar” realmente existe na língua portuguesa e pode ser usada livremente. Ela é a mais popular dentre os termos equivalentes e tem o mesmo significado de “mostrar”; sem tirar nem pôr.
E você talvez esteja se perguntando qual é a função do prefixo “a”, não é? Então… digamos que… na verdade.. não existe função alguma. É um prefixo conhecido como “protético”, portanto, não adiciona valor semântico à palavra em si. Interessante, não é?
Ah, e além do significado tradicional de “oferecer à vista” e “apresentar alguma coisa”, o termo com o a no início também remete ao ato de extrair amostra de determinado item. Vamos a alguns exemplos práticos para que você compreenda melhor:
- Vou te amostrar a planta mais linda que já plantei em meu jardim;
- Em vez de amostrar a sua nota, você deveria inspirar os outros a estudarem como você;
- Eu amostrei um tecido específico para a aula de anatomia. Vou examiná-lo com cuidado para a prova;
- Eu te amostrei a minha série favorita e gostaria de sabe se você está gostando ou não;
- Lembra de eu ter te amostrado aquela roupa que sempre quis comprar? Pois então, não resiste e comprei na loja do centro.
Por questão de estética e formalidade, é recomendado usar o verbo “mostrar” por ser mais bem aceito na norma culta e nos dicionários tradicionais do português. No entanto, é interessante perceber que “amostrar” está correto da mesma maneira.
E o verbo “alembrar”?
Toda regra tem a sua exceção… mas esse não é o caso para o verbo “alembrar”, porque, pasme, ele também está correto e é aceito nos dicionários da língua portuguesa. Além do mais, tem exatamente o mesmo significado do verbo “lembrar”.
Eu tenho até uma memória afetiva com essa palavra. Na minha infância, meu pai costumava empregar o termo constantemente, mas a minha mãe vivia corrigindo-o pelo fato de achar que ele está falando de maneira errada. Parece o que jogo virou, não é?
Podemos usar a palavra quando quisermos remeter ao ato de trazer à memória, sugerir alguma coisa e assim por diante; sempre nessa mesma linha de significados. Vamos aos exemplos para entender como podemos empregá-la no dia a dia?
- Eu alembrei aquele dia em que você caiu na calçada. Rimos muitos. Ainda bem que você não se machucou;
- Mesmo que a prova estivesse difícil, eu alembrei todo o conteúdo e acho que não errei nenhuma questão;
- Alembrei que o concurso Correios vai sair a qualquer instante. Preciso me preparar por meio dos simulados gratuitos do Concursos no Brasil;
- Queria te alembrar uma coisa: cuidado com o que você diz perto do Pedro. Ele não é uma pessoa muito confiável;
- Você se alembrou de comprar o presente de aniversário?
- Quando vamos alembrar aquele momento incrível que tivemos juntos no ano passado?
- Em caso de dúvida, sempre alembre disso: mesmo quando ninguém estiver fazendo, continue escolhendo o caminho ético.
É o mesmo caso de “amostrar”. Até porque “lembrar” é mais bem aceito na norma culta. No entanto, “alembrar” não está gramaticalmente incorreto e você pode, sim, usar no dia a dia. Você já sabia disso ou é uma novidade?