Saber a grafia ou pronúncia correta de todas as palavras que compreendem a Língua Portuguesa pode ser uma tarefa difícil. Afinal, por ter um vocabulário tão extensa e uma gramática extremamente detalhada, cometer um ou outro erro ao selecionar um termo em uma oração acaba se tornando um deslize comum, cometido por muitos falantes nativos. Esse é o caso de afim ou a fim: qual seria a diferença entre ambos? E quando é adequado utilizar cada um?
Apesar de serem idênticos na pronúncia, os dois termos possuem escrita e sentido distinto. Enquanto “a fim” é uma locução prepositiva, indicando finalidade, “afim” é um adjetivo, com sentido de semelhante. Além disso, “afim” tem como plural “afins”, enquanto “a fim” segue invariável.
Mesmo assim, além das diferenças expostas, qual seria o momento correto de utilizar cada termo? Entenda hoje como escrever e quais são as especificidades entre as duas palavras.
Afim ou a fim: escrita e diferença entre os termos
Antes de entender mais sobre as diferenças entre “afim” ou “a fim”, é necessário compreender qual o significado de cada termo. Vale lembrar que o português é um idioma praticamente rotativo que, além de possuir muitas regras, possui vários detalhes que foram alterados com o Novo Acordo Ortográfico, em vigor desde 2009.
Por tal motivo, é comum que até mesmo os nativos e falantes da língua sintam dificuldade para dominar questões como as exceções, conjugações verbais e regências do português. Mesmo assim, aprender a diferença entre ambos é essencial.
Afim
“Afim” é um adjetivo, e é utilizado para expressar uma relação de aproximação, afinidade ou convergência entre dois elementos. Tais elementos podem ser configurados como ideias, fatos ou pensamentos. Isso significa que o termo é empregado sempre que dois ou mais elementos tenham uma relação de afinidade entre si. Confira alguns exemplos:
- Nós possuímos gostos afins.
- Tínhamos um senso de moralidade afim, o que permitiu que colaborássemos para resolver o caso o mais rápido possível.
- Seus irmãos possuem um gosto musical afim.
- É possível encontrar um elemento afim entre os dois casos: ambas as vítimas foram encontradas na mesma floresta.
A fim
Já no caso de “a fim”, a junção é considerada uma locução prepositiva. Existe ainda a opção “a fim de que”, uma locução conjuntiva, que também é utilizada para expressar finalidade. Desse modo, ambas indicam o objetivo de exercer a ação principal informada. Veja exemplos:
- Hoje você estava a fim de briga. Não parou até que sua irmã começasse a chorar.
- Minha mãe disse que estava a fim de comer comida japonesa.
- Não sentei aqui a fim de conversar com ninguém.
- Júlia vai viajar para a Itália a fim de que visite a casa de Julieta.
Locuções prepositivas costumam ser compostas por dois ou mais vocábulos. Juntos, esses vocábulos apresentam um valor correspondente a uma preposição. Enquanto isso, a preposição é configurada como uma palavra que liga dois elementos de uma frase, estabelecendo uma relação entre ambos. Esse é o motivo da existência da junção “a fim de”.
Seja como for, para realmente fixar a informação, confira agora alguns macetes para lembrar da diferença entre “a fim” e “afim”:
- “Afim” é um adjetivo que significa “igual” ou “semelhante”;
- “A fim” é uma locução prepositiva utilizada para indicar finalidade;
- O plural de “afim” é “afins”. “A fim” permanece invariável.