“Afim de” ou “a fim de”: como realmente se escreve?

Os termos "afim" e "a fim" existem, mas possuem significados distintos. Confira o emprego correto da expressão e exemplos de uso em nossa matéria.

Volta e meia, nos deparamos com grandes conflitos mentais em relação a termos que geralmente usamos no dia a dia, mas que podem ter sido escritos de maneira errada sem nos darmos conta. Por isso, é sempre bom revisitar o dicionário para tirar dúvidas que surgem.

continua depois da publicidade

Quer um exemplo? Olha só: como você costuma escrever: “afim de” ou “a fim de”? A palavra afim realmente existe e tem um significado específico, mas também sabemos que “a fim” é válido e considerado como correto. A questão aqui se resume ao significado de cada termo.

Até porque ambos contam com conceitos distintos e que vamos explicar em detalhes no decorrer da matéria, inclusive apontando alguns exemplos para que você não erre mais o emprego das expressões. Aproveite a visita e confira mais conteúdos que já publicamos por aqui.

Leia também

Além de dicas de estudo e regras de gramática, também produzimos pautas voltadas para economia, tecnologia e universo dos concursos públicos. Temos, inclusive, uma seção repleta de simulados gratuitos para você testar os seus conhecimentos nos estudos para certames.

continua depois da publicidade

Qual é o significado da palavra “afim”?

A primeira acepção de “afim” remete à ideia de afinidade ou semelhança. Nesse contexto, quando duas coisas são “afins”, significa que elas possuem características, propriedades ou naturezas semelhantes, estabelecendo uma conexão intrínseca.

Por exemplo, se duas substâncias químicas são “afins”, isso indica que compartilham características que as tornam compatíveis ou semelhantes. Outra vertente do significado de “afim” está associada ao parentesco e às relações familiares.

O termo pode ser usado para indicar algum grau de parentesco por meio do casamento ou união estável. Esse uso destaca a conexão entre os núcleos familiares e como a palavra “afim” é empregada para descrever laços formados por meio dessas relações.

A palavra também pode ser empregada para denotar um interesse comum ou uma relação amigável entre pessoas ou entidades. Portanto, também tende a ser utilizada para informar que ambas as pessoas compartilham objetivos, hobbies ou gostos extremamente parecidos.

continua depois da publicidade

Qual é o significado da expressão “a fim”?

O termo “a fim” é uma locução prepositiva, sendo frequentemente utilizado para denotar algum tipo de propósito em específico. Quando alguém realiza uma ação “a fim de” algo, está indicando que tem a intenção específica de alcançar um objetivo ou realizar uma finalidade.

Ah, e a expressão também pode ser equiparada a “para que” em muitos contextos. Quando usada dessa maneira, destaca a relação de causa e efeito entre a ação realizada e o resultado desejado.

Por exemplo: “Eles estão trabalhando a fim de garantir o sucesso do evento”. A frase indica que o trabalho está sendo realizado para, consequentemente, garantir o sucesso do evento.

Então qual é o correto, “afim de” ou “a fim de”?

Os termos “afim” e “a fim” existem, mas possuem significados distintos. Enquanto o primeiro está ligado com similaridade, o segundo diz respeito a propósito para alcançar alguma coisa em específico. Mas, em termos de concordância, o correto é usar “a fim de”.

continua depois da publicidade

Até porque não existe um nexo que encaixe uma frase com a expressão “afim de”. Então, vamos a exemplos de uso com a expressão “a fim de”:

  • Eu preciso terminar o último semestre a fim de conquistar o tão sonhado diploma de ensino superior;
  • A fim de nunca me esquecer do que foi dito, prefiro sempre anotar as falas do professor durante as aulas;
  • Quero comprar um carro a fim de me locomover ao trabalho com mais facilidade;
  • Você precisa terminar o relatório a fim de registrar os resultados da empresa e divulgá-los para os diretores.

Entendeu a lógica? A palavra “afim” está correta, mas deve ser usado com outra sintaxe. Veja exemplos de casos gramaticalmente coerentes:

  • Temos gostos afins;
  • Aquelas disciplinas são afins por terem a mesma ementa curricular. Já reparou?
  • Como você é intolerante à lactose, não pode consumir leite, requeijão, queijo e afins.
Leia também

Concursos em sua
cidade