Adeus, muriçoca: esta planta é um repelente natural de insetos

O poder repelente reside em seu óleo essencial, extraído das folhas da planta. Confira características da espécie e saiba o motivo de ser tão poderosa.

Por

Não há nada mais desgastante do que ter o sono interrompido pelo zunido recorrente de pernilongos, ainda mais se estivermos falando do aedes aegypti. O que já estava ruim, tende a ficar ainda pior. Sorte que existe uma planta que funciona como um repelente natural.

Devido às suas propriedades, a espécie é capaz de afastar qualquer tipo de mosquito. Seu cheiro característico, mesmo sendo agradável ao olfato humano, causa um desconforto necessário nos insetos, fazendo com que eles deixem de marcar tanta presença em sua casa.

Sabe de qual estamos falando? Vamos explicar mais detalhes em nossa matéria para que você fique por dentro do assunto. Aproveite a visita e não perca nenhum conteúdo que já foi publicado por aqui. Temos certeza de que você ficará sempre informado conosco.

Leia também

Além de notícias sobre concursos abertos no país, também cobrimos pautas relacionadas com economia, programas sociais, dicas de estudo, tecnologia, tendências científicas e muito mais. Você também confere truques que simplesmente facilitam o seu dia a dia.

Qual planta funciona como um repelente natural de insetos, como pernilongos?

  • Nome científico: Cymbopogon nardus e Cymbopogon winterianus são as espécies mais comuns de citronela, conhecidas por suas propriedades repelentes;
  • Origem: regiões tropicais da Ásia. A citronela, agora, é cultivada em várias partes do mundo devido às suas propriedades úteis;
  • Aparência: a planta é uma gramínea alta com folhas longas e estreitas que exalam um aroma cítrico característico quando esmagadas;
  • Cultivo: prefere sol pleno e solo bem drenado. Pode ser cultivada em vasos, jardins ou plantada ao redor de áreas ao ar livre, por exemplo, para afastar insetos.

E qual é o segredo da citronela?

O poder repelente da citronela reside em seu óleo essencial, extraído das folhas da planta. Esse óleo, inclusive, é amplamente utilizado na fabricação de produtos repelentes. Sabia disso? Ele proporciona uma alternativa natural aos produtos químicos sintéticos que vemos por aí.

E como ele funciona? O aroma característico da citronela confunde os sentidos dos insetos, interferindo em sua capacidade de localizar hospedeiros humanos. Essa "bagunça" sensorial causada pela planta é o que torna a citronela uma barreira eficaz contra insetos voadores.

Esse óleo contém uma combinação única de compostos, como citronelal, citronelol e geraniol, que são responsáveis por suas propriedades repelentes. Vamos entender como esses compostos funcionam:

  • Citronelal: conhecido por confundir os sentidos dos insetos, interferindo em sua capacidade de localizar hospedeiros humanos;
  • Citronelol e Geraniol: ambos têm propriedades repelentes e contribuem para a fragrância cítrica agradável da citronela. Além de afastar insetos, esses compostos conferem um aroma fresco ao ambiente. Ou seja, é o verdadeiro combo do sucesso.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você está de acordo com a nossa política de privacidade