No vasto território da Língua Portuguesa, o candidato a concurso pode encontrar desafios linguísticos que podem gerar dúvidas na hora de escrever um texto. Por exemplo, muitas pessoas não conhecem a diferença entre os termos “aceitado” e “aceito”.
Embora ambos sejam variantes do mesmo verbo, eles possuem usos distintos. Por isso, elaboramos este artigo que vai mostrar a diferença entre “aceitado” e “aceito” e como usar cada um deles em uma frase.
Acompanhe-nos até o fim da leitura e elimine suas dúvidas na hora de escrever a sua redação para o concurso. Vamos conferir?
“Aceito” ou “aceitado”?
O verbo “aceitar” pode ter diferentes significados dependendo do contexto. Geralmente, remete a concordar com algo, reconhecer sua validade ou existência e não resistir a isso.
Pode se referir a aceitar uma ideia, uma situação, uma pessoa ou até a si mesmo. “Aceitar” também pode envolver uma variedade de emoções, que podem ser intensas ou não.
O verbo “aceitar” apresenta dois particípios: um regular e um irregular. O particípio regular é “aceitado”, enquanto o irregular é “aceito”. Vamos analisar melhor essa interessante distinção entre esses dois termos.
Aceitado
“Aceitado” é o particípio regular que o candidato a concurso deve usar quando se tratar de voz ativa. Geralmente, esse termo vem acompanhado dos verbos auxiliares “ter” ou “haver”, para fazer sentido em uma frase.
Vejamos alguns exemplos para ficar mais claro:
- Marcos havia aceitado a promoção na empresa e poucos dias depois foi demitido;
- Robson e Carolina tinham aceitado o fato de que não chegariam a tempo na rodoviária;
- As três professoras haviam aceitado o convite do reitor da faculdade para palestrar naquele congresso em São Paulo;
- O casal de namorados tinha aceitado o convite para participar da festa a fantasia na casa de Miguel.
Aceito
Por sua vez, “aceito” é um particípio irregular que costuma ser usado na voz passiva de uma frase e sempre deve vir acompanhado dos verbos “ser” e “estar”, de acordo com a norma culta.
Além disso, ao contrário de “aceitado”, “aceito” pode variar em gênero e número. Veja os exemplos abaixo:
- O que é preciso para eu ser aceito neste grupo da faculdade?;
- As sugestões propostas por Márcia durante a reunião semanal foram bem aceitas pelo supervisor da equipe;
- Bruno foi aceito em 4 das 5 universidades pelas quais prestou vestibular;
- O diretor da escola está chateado por não ser aceito pelos alunos e professores.
“Aceito” pode ser usado como adjetivo e substantivo
Além de sua função verbal, o particípio irregular “aceito” também pode exercer o papel de adjetivo e substantivo. Veja os exemplos abaixo:
- A pessoa aceita pelo processo seletivo da empresa vai começar a trabalhar amanhã. (substantivo que se refere a pessoa que foi aceita)
- O desafio aceito é bastante complicado de se cumprir. (adjetivo que indica a característica da palavra “desafio”)
Entender a diferença entre “aceitado” e “aceito” é fundamental para que o candidato a concurso tenha uma comunicação precisa e eficaz. Agora é usar as informações acima para aprimorar ainda mais a sua escrita e se sair bem na prova de redação.