Abriu o espumante e sobrou um pouco? Veja como guardar sem perder o gás

Para evitar o desperdício, é importante saber armazenar corretamente os produtos que já foram abertos, inclusive o espumante da sua virada de ano.

O espumante é, sem dúvidas, a bebida que mais combina com o clima de fim de ano. Quando a festa é grande, várias garrafas são abertas para que todos possam brindar e comemorar o Natal e a virada de ano — mas e o que fazer com a bebida que sobra na garrafa?

continua depois da publicidade

Para não jogar fora o que sobrou e, assim, evitar o desperdício, o jeito mais simples é usar um tampador de garrafas, mas a verdade é que nem todo mundo tem esse utensílio em casa, não é mesmo?

Como guardar espumante depois de aberto?

Leia também

Assim como a maioria das bebidas alcoólicas, o espumante também pode ser consumido horas depois de a garrafa ter sido aberta — se você procurar receitas de mimosas, por exemplo, pode começar o dia seguinte à festa como um personagem de “The White Lotus”.

As bolhas da bebida são produzidas graças ao dióxido de carbono e, assim que a rolha é removida, esse gás começa a evaporar, pouco a pouco, fazendo com que a bebida perca um pouquinho da sua efervescência.

continua depois da publicidade

É por isso que o espumante é borbulhante principalmente na hora em que é aberto, mas essa característica diminui aos poucos. A boa notícia é que, mesmo que perca um pouquinho das bolhas, a bebida continua saborosa e pode ser consumida normalmente algumas horas depois ou até no dia seguinte.

Para aumentar a validade da bebida, é preciso deixá-la sempre na geladeira. Existe até uma explicação científica para isso: de acordo com uma publicação na revista Scientific American, o dióxido de carbono da bebida “foge” mais rapidamente quando ela está em temperatura ambiente.

Isso significa que, quando o espumante está geladinho, os gases dissolvidos não escapam tão facilmente. Na falta de uma rolha ou de um tampador de vinho, basta deixar a garrafa na geladeira para que a efervescência não deixe de existir, mesmo que a garrafa fique com o gargalo totalmente aberto.

continua depois da publicidade

O mito do garfo

Existem alguns truques na internet que prometem manter o espumante gaseificado por mais tempo, como o que ensina a colocar uma colher ou um garfo na garrafa, deixando o cabo do talher no gargalo.

Esse truque é tão comum que diversos especialistas em vinho e cientistas já se prontificaram a mostrar que ele não funciona. O fato é que o talher não tem a menor capacidade de deixar seu espumante borbulhante por mais tempo.

O que você pode fazer para evitar que a bebida fique com “gosto de geladeira” é selar a abertura da garrafa com plástico-filme. Lembre-se, no entanto, de que o consumo, embora não precise ser imediato, deve ser feito em pouco tempo após a abertura da garrafa.

continua depois da publicidade

E já que estamos falando sobre festas de fim de ano e bebidas alcoólicas, vale sempre a lembrança: bebida e direção não combinam nunca, hein! Aproveite o período com responsabilidade.

Leia também

Concursos em sua
cidade