A palavra ‘gênia’ existe? Saiba se o uso do feminino de ‘gênio’ está correto

Para os amantes da Literatura, Clarice Lispector é uma autora genial, mas será que é certo chamá-la de gênia? Confira a resposta a seguir.

Quando alguma pessoa é dotada de certa característica que a destaca entre os demais, como no caso de um grande pintor ou de um musicista, é comum que essa pessoa seja chamada de genial ou, ainda, de gênio.

continua depois da publicidade

A palavra “gênio” acaba sendo utilizada no feminino diversas vezes, como quando falamos que uma escritora, artista ou professora é uma gênia. Você já deve ter escutado essa flexão da palavra em algum lugar, não é mesmo?

É certo dizer “gênia”?

Leia também

Antes de qualquer explicação, é preciso lembrar que a Língua Portuguesa é plural e, de um modo geral, todo idioma serve para comunicar uma ideia. Por isso, ainda que determinados usos de palavras comuns não estejam dentro das normas gramaticais da língua, o que importa mesmo é que a comunicação aconteça de modo que os dois lados da conversa consigam compreender a mensagem.

Isso significa que, no dia a dia, em conversas informais, não é necessário ater-se à norma culta do nosso idioma — pelo menos não com tanto rigor. Agora, se a ideia for passar em um concurso ou mandar bem na hora de fazer uma redação, por exemplo, é importante se atentar aos detalhes da língua.

continua depois da publicidade

A palavra “gênio” é, portanto, um substantivo masculino e que não é flexionado de acordo com o gênero. Ou seja: a versão “gênia”, ainda que nos soe familiar e seja frequentemente usada na linguagem coloquial, não é considerada correta dentro das normas cultas da Língua Portuguesa.

Por isso, ao elogiar alguma personalidade importante e notavelmente inteligente, como a escritora Clarice Lispector ou a ativista Malala Yousafzai, devemos, mesmo que elas sejam mulheres, usar o substantivo “gênio”, no masculino.

Já se a ideia for usar a palavra como adjetivo, que é aquilo que dá noções de qualidade a respeito de algo ou alguém, a variação correta é “genial”, que não gera dúvidas.

Outros usos para a palavra “gênio”

Em muitas culturas, acreditava-se que “gênio” era uma espécie de espírito, capaz de comandar um indivíduo ou, ainda, ajudá-lo a alcançar um objetivo pessoal. Vêm daí as histórias famosas com os gênios da lâmpada, por exemplo, que concedem desejos aos felizardos.

continua depois da publicidade

Na linguagem popular, o termo também costuma ser utilizado para se referir à personalidade de algum indivíduo. Nesse aspecto, é comum encontrarmos quem diga que “fulano é genioso”, dando a entender que a pessoa tem um “gênio forte”, ou seja, que defende seus posicionamentos de forma contundente.

Presidente ou presidenta?

No Brasil, outra dúvida comum em relação à flexão de gênero é quanto ao uso da variação “presidenta”. Ainda que a lógica possa parecer a mesma adotada em relação a “gênio”, no caso de “presidenta” as duas grafias são aceitas e estão registradas no Vocábulo Ortográfico da Língua Portuguesa.

Leia também

Concursos em sua
cidade