Não é novidade para ninguém: a Língua Portuguesa é rica em detalhes e sempre encontramos alguma palavra que represente o que estamos sentindo. E, mesmo quando isso não acontece, temos vários recursos linguísticos para elaborar frases repletas de significados profundos.
Basta explorar um pouquinho de obras poéticas para termos noção do que o nosso idioma realmente representa. Termos comuns do dia a dia podem, sem maiores problemas, serem substituídos por inúmeros sinônimos, o que traz dinamicidade para nossos textos dissertativos.
Isso sem contar na linguagem coloquial, que é complexa em simbologia e carrega contextos histórios e culturais em sua essência. Poderíamos dizer que os gringos têm uma grande missão pela frente quando se enveredam pelas regras gramáticas de nossa língua; não há como negar.
Então, vamos aproveitar o bonde para falarmos sobre a palavra mais longa de toda a Língua Portuguesa que está registrada em dicionários oficiais? Ela tem, ao todo, 46 letras e muitas pessoas simplesmente não conseguem pronunciá-la da maneira correta. Sabe qual é?
Vamos discorrer sobre o assunto na matéria a seguir, mas não contente somente com esse conteúdo. Temos muito mais aqui no site. Você consegue apreender regras de gramática, origem de expressões, novas palavras incorporadas ao dicionário e muito mais – sério mesmo.
Qual é a maior palavra da Língua Portuguesa?
Bom, vamos te dar algumas pistas para ver se você consegue adivinhar – possivelmente não, mas acredito na sua capacidade. Olha só: o termo diz respeito à doença pulmonar ocasionada pela contaminhação oriunda de cinzas vulcânicas. Sim, bastante específico.
O termo técnico foi originalmente registrado em 2001 por meio do dicionário Hoiass. Mas, apesar de seu comprimento, existem outros termos gringos que são ainda mais extensos. Para se ter uma ideia, existe uma expressão em inglês que tem 189.819 letras.
É isso mesmo que você leu. As pessoas geralmente levam cerca de três horas para pronunciá-la corretamente, mesmo que elas tentem fazer isso de maneira rápida e dinâmica. É o termo técnico que faz alusão à titina, ou seja, a maior proteína já conhecida. E por que tão longa?
A palavra é formada por todos os 244 domínios da elasticidade que estão presentes em nossos músculos. Portanto, o nome técnico da proteína percorre por todas as ligações que estão interconectadas a partir de uma sequência específica.
Então, tem sim uma lógica por trás disso. É claro que não vamos conseguir colocar toda a palavra no texto, senão teríamos uma matéria verdadeira quilométrica.
Em vez disso, sente só o gostinho da expressão inglesa, que definitamente está no topo de maiores palavras desse idioma em específico:
- Methionylthreonylthreonylglutaminylarginyltyrosylglutamylserylleucylphenylalanylalanylglutaminylleuc yllysylglutamylarginyllysylglutamylglycylalanylphenylalanylvalylprolylphenylalanylvalylthreonylleucylgl ycylaspartylprolylglycylisoleucylglutamylglutaminy(…)serxisoleucine.
Sim, é uma palavra real. Agora, o termo na Língua Portuguesa é mais modesto se formos comparar com o citado logo acima, no entanto, continua sendo grande. E, como explicamos, ele representa uma condição clínica ligada às inspiração das cinzas de vulcões.
Então, anote aí e tente pronunciar corretamente, sem atropelar nenhuma letra sequer:
- pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico.