“A” ou “em”? A dúvida entre o uso destas duas preposições é uma das mais comuns quando se trata de obedecer as regras gramaticais da Língua Portuguesa. Repleta de versões e exceções, fazer uma ou outra confusão ao precisar se decidir entre mais de uma possibilidade é algo comum entre os falantes da língua, e a indecisão entre a aplicação de “a longo prazo” e “em longo prazo” é uma das mais populares de todas.
Sendo o português mutável e constantemente atualizado por conta de seu uso, saber exatamente o que ainda pode ser utilizado e o que já caiu em desuso pode ser um desafio. Pensando nisso, confira hoje qual é a versão correta entre “a longo prazo” e “em longo prazo”, bem como qual costuma ser mais empregada no dia a dia.
“A longo prazo” ou “em longo prazo”?
A principal dúvida relativa às duas expressões consiste na definição da preposição correta. Para responder a esta pergunta, ambas são adequadas, e encontram-se dicionarizadas.
Contudo, existe uma tendência maior nos últimos anos voltada para o uso da preposição “a”. Mesmo assim, atualmente, estão registradas em dicionário as seguintes expressões:
- A longo prazo;
- Em longo prazo;
- A curto prazo;
- Em curto prazo;
- A médio prazo;
- Em médio prazo.
Mesmo que todas indiquem a mesma coisa, referentes a um prazo longo, médio ou curto, é possível notar algumas diferenças no uso das expressões. No caso da preposição “a”, por exemplo, a indeterminação do prazo é maior, ao contrário da preposição “em”, que informa mais diretamente em que prazo algo deve ocorrer. Confira alguns exemplos:
- Em que prazo será entregue a obra?
- Em um mês.
- Em quanto tempo a casa deve ficar pronta?
- Em no máximo um ano.
Por sua vez, o uso de “a” não permite que perguntas com tamanha exatidão sejam feitas. Afinal, a preposição não pode ser empregada em questionamentos, do tipo: “a que prazo” torna-se gramaticalmente incorreto, assim como a resposta, “a um mês”.
Significado da expressão
Tanto “a longo prazo” quanto “em longo prazo” indicam algo que irá acontecer dentro de um longo espaço de tempo, ou seja, que deve demorar. Veja novos exemplos:
- Este tipo de situação pode acabar se tornando um problema em longo prazo.
- Você pode sofrer as consequências das suas ações a longo prazo.
Vale lembrar que a expressão “a longo prazo”, assim como “a prazo”, devem ser escritas sem o acento grave indicativo, ou seja, a crase. Isso ocorre pelo fato de “prazo” ser um substantivo masculino. A crase nunca deve ocorrer antes de um, visto que antes de substantivos masculinos nunca haverá a presença do artigo definido “a”, que poderia se contrair com a preposição “a” e, então, formar a crase.