O processo de recrutamento envolve uma série de procedimentos e cuidados por parte dos candidatos interessados em ingressar na equipe. Neste sentido, a entrevista de emprego é uma das principais etapas, e até a forma de se vestir influencia no momento da apresentação. Felizmente, existem algumas dicas para ajudar nesse processo.
Ainda que o currículo fale muito sobre o profissional, os recrutadores estão buscando mais do que habilidades, experiências e formações acadêmicas quanto abrem uma vaga, pois é fundamental que a pessoa tenha uma imagem condizente com a cultura e os valores da companhia. Sobretudo, é fundamental deixar uma boa impressão para ser lembrado. Saiba mais informações a seguir:
A forma de se vestir influencia na hora da entrevista?
Sim, e mais do que algumas pessoas pensam. Apesar disso, as exigências do mercado de trabalho mudaram muito nos últimos tempos, de modo que o padrão de terno e gravata não seja o mais requisitado. Em alguns casos, em vez de criar credibilidade e transparecer uma formalidade, esse tipo de vestimenta acaba destoando do ambiente de trabalho ou das expectativas dos recrutadores.
Acima de tudo, deve-se entender a roupa como um complemento do perfil profissional e da personalidade do candidato. Sendo assim, é uma forma de mostrar quem é você, pois é um importante instrumento de expressão. Desse modo, pode ser utilizado estrategicamente para se encaixar melhor no ambiente ou até mesmo se destacar.
Por causa disso, é fundamental realizar uma pesquisa prévia e entender como as pessoas da empresa que você está tentando entrar se vestem. Em algumas equipes é comum o uso de uniformes sociais, mas existem carreiras que permitem maior flexibilidade e até mesmo valorizam o conforto ou utilização de tendências atuais.
A partir dessas informações, o profissional consegue se adequar melhor ao ambiente e criar uma primeira impressão positiva. Mais do que pensar nos itens do visual, lembre-se de optar por roupas limpas e bem passadas, pois esses detalhes também serão considerados como sinal de cuidado e preparação.
Dicas do que vestir antes da entrevista de emprego
1) Aposte em cores suaves ou neutras
No geral, as recomendações dos especialistas é utilizar roupas com cores suaves ou neutras. Entre as tonalidades mais adotadas estão o branco, bege, cinza, azul-marinho e preto. Porém, cabe ao profissional escolher como combinar essas cores, pois é possível partir para um visual monocromático ou então variar um pouco com pontos de cor em combinações mais básicas.
2) Adote as modelagens clássicas
As modelagens clássicas permitem que o profissional se apresente com mais confiança e formalidade, pois demonstra que a pessoa entende a situação social que está inserida dentro de uma entrevista de emprego. Portanto, roupas como terno, blazer, camiseta social ou calças sociais auxiliam na construção de uma imagem mais madura.
3) Cuidado com os sapatos
A depender do ambiente de trabalho, sapatilhas e tênis criam uma impressão de desleixo. Como citado anteriormente, é importante entender a natureza do cargo a ser desempenhado e qual é o estilo comum das pessoas no escritório, pois pode ser melhor investir em saltos médios, por exemplo.
No geral, recomenda-se utilizar sapatos com cores escuras e evitar as estampas muito chamativas. Em algumas empresas mais jovens, como agências de publicidade, os tênis são bem vistos e as cores também, pois demonstram uma atenção com as tendências e transparecem aspectos da personalidade do candidato.
Sendo assim, essa escolha dos sapatos depende de aspectos mais cotidianos do trabalho. Em todos os casos, é importante selecionar calçados em bom estado de preservação e limpos, por conta de um aspecto de higiene.
4) Evite acessórios em excesso
Os acessórios são ferramentas interessantes para quem quer complementar o visual e deixar sua marca no momento da entrevista de emprego. No entanto, devem ser selecionados de maneira estratégica para não criar distrações excessivas durante a conversa, principalmente se fizerem barulho.
5) Considere os aspectos estéticos
Em relação à maquiagem, pode-se adotar um estilo mais casual e suave que equilibre a vaidade com a naturalidade. Assim, demonstra-se profissionalismo e autocuidado enquanto disfarçam os sinais de cansaço, por exemplo. Para as pessoas com barba, deixá-la bem feita também demonstra um cuidado com a imagem pessoal e a higiene.