A confusão é um sentimento bastante comum quando estamos nos comunicando, e, além da expressão facial, um dos indícios de falta de entendimento é o uso de expressões linguísticas.
No entanto, com a variedade linguística e cultural que existe no mundo, dificilmente encontramos expressões que podem ser compreendidas em qualquer lugar.
Mas e se te disser que existe uma expressão que usamos quando estamos confusos que é a mais universal do mundo, você acredita?
E já adiantamos que com certeza você já usou ela em momentos de falta de entendimento nas situações cotidianas.
Qual é a expressão mais usada do mundo?
De acordo com linguistas do Instituto Max Planck de Psicolinguística, da Holanda, a expressão mais universal do mundo é “ahn?”.
Ela é utilizada em situações nas quais estamos confusos ou não entendemos o que foi dito. Assim, soltamos o famoso “ahn?”, e a pessoa do outro lado já compreende que houve um ruído na comunicação.
O mais interessante disso, no entanto, é que esse uso pode ser visto em várias culturas e idiomas. Por isso, é considerada a expressão mais universal do mundo.
A expressão também pode ser escrita como “ã?”, mas trata-se do mesmo termo.
Além disso existem algumas variações. Na Itália e Espanha, por exemplo, costuma-se dizer “ê” quando não se compreende algo.
Na França, geralmente se fala “hein”, expressão também bastante comum no Brasil. Os islandeses dizem “ha?”, os holandeses, “hé?”, e os ingleses, “hã?”.
Apesar de algumas diferenças, as variantes têm a mesma função: comunicar de maneira fácil e rápida que houve algum tipo de confusão durante processos comunicativos.
Um fato interessante é que não foram verificadas nenhuma cultura em que a expressão fosse usada com as letras “i”, “o” ou “u”. Além disso, todas elas também tem uma construção breve, não foram observadas palavras longas.
O que explica a semelhança?
É difícil explicar o motivo dessas semelhanças para expressar confusão, principalmente porque os idiomas têm origens diferentes.
Portanto, apesar de alguns terem contato ou serem derivados de outros, existem algumas línguas que não possuem nenhum tipo de relação.
Entendendo que alguns idiomas pertencem a famílias linguísticas distintas, não é possível identificar uma etimologia em comum.
Dessa forma, é impossível determinar o motivo dessa semelhança e saber se elas evoluíram até chegar neste ponto ou se os seres humanos sempre se comunicaram assim.
Outros exemplos de expressões universais
“Ahn”, contudo, não é a única expressão universal. Existem outras palavras que são bem comuns em vários lugares do mundo.
Vamos conferir alguns exemplos:
Ok
A expressão “ok” é uma das mais universais e, apesar de ter origem na Língua Inglesa, é usada em vários outros idiomas, inclusive no português.
Acredita-se que sua origem é da expressão “all correct”, que foi se transformando até que se tornasse “ok” e se espalhasse por vários lugares do mundo.
Banana
A fruta “banana” também é uma palavra comum em vários idiomas, com uma escrita e pronúncia muito parecida.
A palavra é vista em idiomas como o português, inglês, espanhol e italiano. Em outras línguas, a palavra é praticamente a mesma, com pequenas variações.
Em francês e alemão, por exemplo, a palavra se escreve “banane”. Já em holandês, se escreve “banaan” e, em norueguês, “banan”.
Mas claro que essa semelhança não é vista em todos os idiomas, em alguns, a palavra é completamente diferente.
Animal
A palavra “animal” também é bem comum em várias línguas, como português, inglês, espanhol, francês e romeno.
Já em Italiano, a forma é bem parecida, ficando “animale”.