A cor de tinta que pode valorizar a sua casa, segundo estudo

Quem está pensando em vender um imóvel precisa conhecer as cores que podem valorizá-lo.

A escolha das cores de tinta é um momento fundamental quando se trata de definir a aparência e a atmosfera de uma casa.

continua depois da publicidade

Mesmo que cada um tenha suas próprias preferências em relação aos tons, é fato que alguns vão além do estilo pessoal, sendo considerados verdadeiros definidores do que seriam ambientes apreciados pela maioria.

Nesse sentido, enquanto algumas pessoas se sentem naturalmente atraídas por certas cores, outras podem ter preferências diferentes, mas determinadas opções são unânimes no mundo da decoração. Saiba quais são elas.

Leia também

Uma simples cor de tinta pode mudar sua casa

Ao definir a pintura de uma casa, é fundamental levar em consideração uma série de fatores: a iluminação do ambiente, a funcionalidade do cômodo, seu tamanho e o estilo desejado.

continua depois da publicidade

Para quem está pensando em listar um imóvel para venda, por sua vez, o momento de escolha das cores de tinta pode ser ainda mais importante, visto que será necessário agradar compradores que nem sempre têm os mesmos gostos que você.

Normalmente, cores neutras e suaves como o branco, bege ou cinza claro são consideradas mais atraentes para o grande público. Elas são capazes de proporcionar uma sensação de espaço amplo, e combiná-las com vários estilos de decoração é ainda mais fácil.

De acordo com um estudo publicado pela Zillow, empresa dos Estados Unidos com foco no ramo imobiliário, alguns tons podem ter um impacto positivo no valor de uma casa, ajudando a vendê-la com maior facilidade.

Sobre o estudo

Os pesquisadores da empresa analisaram cerca de 135 mil fotos de casas ao redor dos EUA para entender como as cores de tinta podem impactar nas vendas.

continua depois da publicidade

No processo, os responsáveis descobriram que lares com portas escuras, em tons de carvão ou preto absoluto, podiam vender por $6,271 mais do que o esperado. Considerando que a pintura de uma porta no país pode custar de $100 a $400, um balde de tinta preta seria um investimento estelar.

Da mesma forma, no estudo, a Zillow descobriu que cozinhas planejadas de duas cores, conhecidas como “tuxedo kitchens”, também vendiam por mais dinheiro. Nos EUA, é comum que ambientes com esse design sejam pintados de preto e branco.

Para o resto da casa, por sua vez, cores neutras e frias são extremamente populares com compradores no geral. Banheiros em azul claro e salas cinzas, por exemplo, são designs comuns em imóveis que vendem por mais dinheiro.

continua depois da publicidade

Por outro lado, casas com paredes escuras vendiam por $2,310 a menos do que o esperado. É por isso que uma ou outra demão de tinta fresca e clara sobre um ambiente marrom não irá custar tanto, comparado ao que o proprietário pode ganhar no processo de venda.

Outras observações

Apesar dos resultados, é importante ter em mente que as preferências de cores podem variar com base nas tendências do mercado imobiliário e o gosto de cada comprador em diferentes regiões.

Assim, o que funciona para certa área pode não ser aplicável em outra.

De qualquer forma, ao escolher as cores de tinta para uma casa, é recomendável buscar um equilíbrio entre o estilo pessoal e o apelo geral do mercado imobiliário local. Para evitar erros, o ideal é investir em tons claros e menos chamativos.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade