“A cobra vai fumar”: saiba o que significa e qual a origem dessa frase

A origem e o significado da expressão "a cobra vai fumar" referem-se a aspectos históricos da participação brasileira em um acontecimento histórico muito importante. Saiba mais detalhes.

A frase “a cobra vai fumar” é utilizada popularmente para descrever situações, acontecimentos ou eventos impactantes. No entanto, muitas pessoas não conhecem a origem dessa expressão popular ou o significado que ela possui, pois se trata de uma herança cultural carregada entre gerações com base no contexto de utilização, e não em sua definição.

continua depois da publicidade

Desse modo, entender mais sobre essa frase pode revelar aspectos da história mundial, e como as mudanças que ocorreram ao longo do tempo carregaram termos semelhantes aos dias atuais. Neste caso, é necessário investigar alguns aspectos da Segunda Guerra Mundial, a indústria de armamento da época e a situação do Brasil frente ao conflito. Saiba mais informações a seguir:

O que significa a cobra vai fumar?

Leia também

Por definição, a expressão popular “a cobra vai fumar” refere-se a uma ação que é difícil de ser realizada, mas que caso aconteça trará sérios problemas e consequências graves. Desse modo, tem o mesmo significado que termos como “o bicho vai pegar” ou “a batata vai assar”, por exemplo. Contudo, sua origem está associada a aspectos históricos e culturais.

A frase “a cobra vai fumar” foi um slogan utilizado pela Força Expedicionária Brasileira (FEB), formada em 1943 para lutar na Europa durante os conflitos da Segunda Guerra Mundial. Em específico, referia-se a opinião pública que diria que era mais fácil ver uma cobra fumando do que o Brasil entrando na guerra, pois havia um ceticismo entre a população.

continua depois da publicidade

Sobretudo, esse sentimento de desconfiança no poder público surgiu em decorrência das declarações do Presidente Getúlio Vargas, que declarou que o Brasil não se limitaria a fornecer materiais para as tropas ou realizar expedições de contingentes mais simbólicos. Contudo, os brasileiros não acreditavam que a nação seria capaz de ter um bom desempenho no conflito.

Curiosamente, o símbolo da cobra fumando tornou-se uma espécie de mascota da FEB, sendo representada em jornais e revistas. Na ocasião, foram enviados 25 mil soldados brasileiros que se uniram aos Estados Unidos para impedir a chegada da Alemanha até a França, apoiando a ação dos Aliados contra o crescimento do hitlerismo no mundo.

Atualmente, considera-se a participação brasileira nesse conflito como fundamental para a conquista de territórios. Além disso, os especialistas e historiadores afirmam que esse movimento de participação foi positivo para a posterior modernização do país, alterando também a visão das nações da América do Sul a respeito do Brasil.

continua depois da publicidade

Conheça a Força Expedicionária Brasileira

A Força Expedicionária Brasileira foi uma força militar de natureza aeroterrestre constituída por um total de 25.834 homens e mulheres que atuaram na Segunda Guerra Mundial, durante a Campanha da Itália. Neste sentido, auxiliaram os Aliados com uma divisão de infantaria completa, uma esquadrilha de reconhecimento e um esquadrão de caça.

Em resumo, os brasileiros faziam parte de umas das 20 divisões aliadas presentes na frente italiana na época do conflito, constituindo uma das defesas junto com os norte-americanos, os italianos antifascistas, exilados europeus, tropas coloniais britânicas, neozelandeses, australianos e outros associados. Desse modo, estima-se que a federação surgiu no dia 9 de agosto de 1943, através da Portaria Ministerial.

Portanto, faz parte de uma declaração de guerra do Brasil contra as potências do Eixo, constituídas pela Alemanha, Itália e Japão. Apesar disso, a participação das mulheres na unidade não era bem vista por parte das autoridades, em decorrência do sexismo que compunha a cultura brasileira na época. No entanto, diversas mulheres se destacaram na atuação nas linhas de frente.

continua depois da publicidade

A campanha da FEB na Itália começou em meados de setembro de 1944, e se estendeu até maio de 1945. Atualmente, estima-se que essa operação garantiu a única divisão alemã capturada integralmente, incluindo o comando e os infiltrados.

Leia também

Concursos em sua
cidade