As 2 palavras que são universais e existem em todas as línguas

A nova pesquisa foi liderada pela Universidade de East Anglia em colaboração com pesquisadores de 32 outras instituições internacionais.

Os idiomas atravessam o tempo e trazem consigo a cultura de inúmeros povos, ao passo que elas se transformam constantemente, dependendo do contexto histórico e das tradições locais. Cada uma delas passou a ter lógicas diferentes, mesmo com raízes parecidas.

continua depois da publicidade

Mas existem algumas palavras que existem em todas as línguas, conforme apontou novo estudo liderado pela Universidade de East Anglia, na Inglaterra. Os investigadores estudaram mais de 1.000 falantes de 29 línguas diferentes, chegando a conclusões surpreendentes.

Você confere mais detalhes sobre o assunto no decorrer da matéria. Aproveite a visita e, claro, não se esqueça de conferir outros conteúdos que publicamos em nosso site. Temos a missão desafiadora de te deixar constantemente informado para que sua preparação seja completa.

Leia também

Até porque os concurseiros devem lidar com inúmeros conhecimentos diferentes a partir de um aprendizado contínuo. Além de pautas sobre ciência, também postamos textos com dicas de estudo, técnicas de aprendizagem, truques de gramática e muito mais.

continua depois da publicidade

Palavras que são usadas em todas as línguas, conforme estudo

A nova pesquisa foi liderada pela Universidade de East Anglia em colaboração com pesquisadores de 32 outras instituições internacionais, como Friedrich-Schiller-Universität Jena (Alemanha), Universidade de Aarhus (Dinamarca) e Universidade de Buffalo (Estados Unidos).

Conforme noticiou o EurekaAlert, a equipe de cientistas montada por 45 pessoas estudou 29 idiomas de todo o mundo, incluindo inglês, espanhol, norueguês, japonês, mandarim, tzeltal e telugu. A intenção era de verificar o uso dos pronomes demonstrativos.

“Queríamos descobrir como os falantes de uma ampla variedade de línguas usam as palavras mais antigas registradas em todas as línguas – demonstrativos espaciais”, comentou o pesquisador principal, Kenny Coventry, da Escola de Psicologia da UEA.

E qual foi a descoberta principal? As línguas de todo o mundo têm palavras que fazem alusão para “isto” e “aquilo”. Antes, imaginava-se que os idiomas variavam nas distinções espaciais, levando a entender que cada uma delas contava com formas diferentes de pensar o espaço.

continua depois da publicidade

Entretanto, o novo estudo mostrou que as línguas testadas fazem as mesmas referências usando palavras derivadas de “isto” ou “aquilo”, com o objetivo de de alcançar o objeto mencionado nas sentenças.

A análise estatística feita pelos pesquisadores, por conseguinte, revelou o mesmo mapeamento entre objetos alcançáveis ​​e não alcançáveis, bem como o uso de pronomes demonstrativos em todas as línguas analisadas.

Interessante, não é? Perceber a semelhança apesar das diferenças consideráveis.

Leia também

Concursos em sua
cidade