Você faz parte do time dos esquecidos, que ao sair de casa não consegue encontrar as chaves, não lembra onde deixou o celular ou não recorda o conteúdo que estudou para a prova do concurso?
De acordo com uma pesquisa da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, as pessoas de meia-idade possuem redes neurais no cérebro com conexões mais fracas e são ativadas de maneira menos intensa. Isso explica a dificuldade em lembrar onde estão os objetos mais utilizados no dia a dia.
Diversos fatores, como medicamentos, estresse e consumo de álcool, podem interferir na memória. No entanto, não é impossível remediar esse problema com truque simples para afiar a sua mente.
9 truques para treinar sua memória
1. Palácio da memória
Este truque de memória existe desde os tempos gregos e romanos. Oficialmente conhecido como “Método dos Loci”, pode ser utilizado para memorizar grandes volumes de informações porque tudo depende da sua imaginação. Funciona da seguinte forma:
Visualize um edifício ou uma estrada. Preencha sua imagem mental com detalhes, como o que você vê em cada cômodo ou o que está nos dois lados do caminho.
Conecte mentalmente uma imagem de cada uma das características que você vê, como uma cadeira na casa imaginária ou uma árvore na beira da estrada, com uma parte do que você está estudando (como uma fórmula química).
Pense profundamente nos dois juntos e certifique-se de que realmente aprendeu a informação e a imagem associada.
2. Rimas
Colocar informações em uma rima é outra maneira de torná-la mais fácil de lembrar. Pode ter o ritmo de uma música que você gosta para ajudá-lo a lembrá-la, ou você pode usar alguns esquemas de rimas testados e comprovados, como dísticos rimados, para ajudar a solidificar os fatos em seu cérebro.
3. Durma bem
Pode não parecer, mas uma das melhores coisas que você pode fazer para lembrar das coisas é ter uma boa noite de sono. Quando você dorme, seu cérebro realiza a tarefa vital de converter fatos da memória de curto prazo em memória de longo prazo.
Durante o sono, ele processa as informações que aprendeu durante o dia e as armazena, o que significa que é muito mais provável que você consiga se lembrar delas posteriormente.
4. Mnemônicos
Consiste em traduzir as informações em uma forma alternativa e mais fácil de lembrar. Uma maneira de fazer isso é pegar as primeiras letras da informação que você está estudando, para criar uma frase mais memorável e mais fácil de lembrar do que a informação original.
5. Use o olfato
O cheiro pode ser uma poderosa ferramenta de memória, pois os aromas ajudam a “transportá-lo” para um determinado momento. Você pode tentar usar isso a seu favor: use um perfume ou loção toda vez que precisar lembrar algo importante ou estudar para uma determinada prova.
Isso irá ajudá-lo a lembrar as informações com mais facilidade. Experimente aromas diferentes para temas diferentes.
6. Aproveite a memória visual
Se você é uma pessoa mais visual, pode combinar imagens com texto para reforçar o que aprendeu. Isso facilita a lembrança das informações, pois basta pensar na imagem. Organize suas anotações em um diagrama onde você coloca o conceito no meio e as setas apontam para diferentes informações com imagens.
7. Colocar fatos e números em música
Uma extensão da ideia da rima é definir suas notas musicais. Se você tiver dificuldade em memorizar informações, tente colocar uma melodia nelas. Você pode tentar usar uma melodia que já conheça ou até mesmo uma música infantil.
8. Experimente as coisas de forma prática
Pode ser muito difícil lembrar-se de coisas se a sua única experiência com elas for lê-las em um livro. Por exemplo, você não poderia aprender a andar de bicicleta apenas lendo o livro; você precisa vivenciar na prática.
Se o que está sendo aprendido pode ser experimentado de forma presencial, procure fazê-lo, pois é mais possível que a informação permaneça na sua mente.
Então, se você estiver aprendendo sobre um experimento científico, tente fazê-lo na realidade, em vez de apenas ler sobre ele em um livro didático. Com efeito, na prova, você terá experiência para lembrar o que realmente aconteceu.
9. Invente uma história
Outro truque que você pode tentar é decompor as informações e inventar uma história que reúna os dados. É semelhante ao palácio da memória, mas usa mais imaginação porque a história que você inventa não precisa ser limitada espacialmente em sua mente.
Por exemplo, se você precisar memorizar uma fórmula química complicada, poderá chamar as moléculas de nomes humanos que começam com a mesma letra e inventar uma pequena narrativa em que as ações dos personagens espelhem aquilo que precisa lembrar.
Este também é um método extremamente eficaz para aprender informações mais complicadas de uma forma divertida.