Você sabia que os traços e comportamentos de pessoas sensíveis podem revelar bastante sobre a personalidade delas, concurseiro? É verdade. Muita gente, por causa do seu alto nível de sensibilidade, costuma ser rotulada pelos outros de “dramática”, “exagerada” ou “reativa”. Às vezes, a palavra “sensível” é usada de forma pejorativa ou interpretada como um sinal de manha ou fraqueza. Por isso, quem possui essa característica acaba a escondendo dos demais.
Elaboramos esta matéria que selecionou nove traços e comportamentos de pessoas sensíveis, de acordo com os neurocientistas. Continue conosco até o fim da leitura e descubra se você se identifica com algum deles. Às vezes, ter um alto nível de sensibilidade não é considerado algo perigoso ou ruim. O principal desafio é saber lidar com a situação. Confira.
Traços e comportamentos de pessoas sensíveis
1) Elas possuem um alto nível de empatia
Você já reparou que pessoas altamente sensíveis costumam ser bastante empáticas com quem quer que seja? Elas sabem se colocar no lugar dos outros e compreender suas emoções e comportamentos diante de uma determinada situação. E essa habilidade faz com que a convivência seja cada vez mais saudável, seja no trabalho, na vida pessoal ou amorosa.
2) Elas são mais analíticas
Outros dos traços e comportamentos de pessoas sensíveis. Quem tem um alto nível de sensibilidade também costuma analisar pessoas, sentimentos e situações de forma mais contundente. O objetivo é encontrar soluções viáveis que sejam benéficas ao maior número de pessoas possível. Afinal de contas, a crítica deve partir da análise, por isso, elas costumam ser imparciais para que decisões assertivas sejam tomadas.
3) Traços e comportamentos de pessoas sensíveis: Elas sentem as coisas mais profundamente
Quem é sensível, na maioria das vezes, costuma sentir as coisas de uma forma mais profunda. Por serem regidas pela intuição, elas mergulham em seus próprios pensamentos para conseguirem processar os acontecimentos e terem uma percepção mais ampla dos fatos. E essa intensa conexão com o seu “eu” aguça ainda mais sua sensibilidade perante as experiências da vida, sejam elas positivas ou negativas.
4) Elas não escondem as suas emoções
Quem tem um alto nível de sensibilidade também não tem medo de esconder as suas emoções dos outros ao seu redor. Pessoas sensíveis compreendem a importância de senti-las, por mais que seja complicado controlar a intensidade emocional, dependendo da situação. Para elas, a manifestação dos sentimentos não é motivo de vergonha para ninguém, já que não prejudica em nada os demais.
5) Elas reagem mais intensamente às situações
Pensou nos traços e comportamentos de pessoas sensíveis? Elas costumam esboçar uma reação (positiva ou negativa) mais intensa perante determinadas situações do cotidiano. Ou seja, existe um maior nível de preocupação, compaixão e, por vezes, até um maior descontentamento com os problemas alheios. E esse turbilhão emocional as faz reagir de uma maneira que os outros acham desnecessária ou exagerada.
6) Elas costumam ser bem mais introspectivas
Quem é sensível também costuma ser uma pessoa mais introspectiva, no dia a dia. Ela faz questão de estar na presença da sua própria companhia e até se sente confortável quando se envolve em momentos de solitude e silêncio. Ademais, aproveita esses instantes para fazer reflexões sobre a sua vida e até aprimorar o autoconhecimento, para enfrentar os desafios do cotidiano.
7) Traços e comportamentos de pessoas sensíveis: Ela são mais criativas
Na maioria das vezes, quem tem um alto nível de sensibilidade também costuma ser uma pessoa mais criativa. Pelo fato dessa competência comportamental fluir em suas veias, ela acaba desenvolvendo um gosto peculiar pelas artes e pela subjetividade que está presente em nosso mundo. O indivíduo sensível consegue pensar fora da caixa e enxergar além do óbvio, o que é um baita diferencial competitivo.
8) Elas têm uma maior escuta ativa
Mais um dos traços e comportamentos de pessoas sensíveis. Quem tem uma sensibilidade aguçada, faz questão de sempre escutar o que o outro tem a dizer, por acreditar que se pode aprender muito por meio da escuta ativa. Por isso, muita gente se sente confortável na hora de desabafar com indivíduos que possuem essa característica, já que sabe que será ouvida de verdade, sem críticas ou julgamentos precipitados.
9) Elas são detalhistas ao extremo
O último dos traços e comportamentos de pessoas sensíveis. Quem tem um alto nível de sensibilidade no dia a dia também costuma ser extremamente detalhista. Elas parecem ter uma “visão além do alcance” que permite detectar detalhes em ambientes, pessoas e até uma mudança brusca na temperatura. Na carreira, o trabalho precisa estar perfeito e sem nada que o desmereça perante os outros.