9 plantas exóticas para cultivar em casa

Você gosta de plantas e quer dar um toque de natureza e beleza ao seu lar? Então, veja estas espécies exóticas para cultivar em casa.

Se você já tem suculentas, alguns cactos e plantas de sombra que permanecem verdes mesmo com o mínimo de cuidado, seu próximo passo será adotar algumas espécies exóticas para dar um toque especial.

continua depois da publicidade

Por isso, veja estas dez opções e saiba como mantê-las sempre saudáveis e floridas.

Plantas exóticas para o seu jardim

Leia também

1. Lágrima-de-cristo

A lágrima-de-cristo é uma planta trepadeira que produz flores delicadas e coloridas, que parecem pingos de lágrimas. Ela é ideal para ser cultivada em vasos suspensos ou em pergolados, onde pode criar um efeito de cascata.

É uma espécie que gosta de sol pleno ou meia-sombra, solo bem drenado e regas regulares, mas sem encharcar. Essa planta é originária do México e tem esse nome por causa de uma lenda que diz que as flores representam as lágrimas de Maria ao ver seu filho crucificado.

continua depois da publicidade

2. Prótea

A prótea é uma planta exótica que chama a atenção por suas flores grandes e diferentes, que podem ter várias cores e formas. Ela é nativa da África do Sul e da Austrália e faz parte da família das proteáceas, que inclui outras plantas como a grevílea e a leucadendro.

Esta espécie prefere sol pleno, solo arenoso e bem drenado e regas moderadas, apenas quando o solo estiver seco.

3. Orquídea Sapatinho

Esta é uma das espécies mais curiosas e raras de orquídeas, que se destaca por suas flores que lembram um sapato. Ela é originária da Ásia e da América do Sul e pertence ao gênero Paphiopedilum, que tem mais de 80 espécies.

A orquídea sapatinho gosta de meia-sombra, solo rico em matéria orgânica e úmido, mas sem encharcar.

continua depois da publicidade

4. Saia-branca ou trombeteira

Esta planta arbustiva produz flores brancas e perfumadas, que se abrem à noite e atraem borboletas e beija-flores. Ela é nativa da América do Sul e Central e faz parte da família das solanáceas.

A trombeteira gosta de sol pleno ou meia-sombra, solo fértil e bem drenado e regas regulares, mas sem excesso. Além disso, esta é uma planta tóxica e deve ser mantida longe de crianças e animais domésticos.

5. Bambu

O bambu é uma planta exótica que pode ser usada para criar cercas vivas, painéis, vasos e até móveis. Ele é originário da Ásia e da África e pertence à família das gramíneas, que inclui outras plantas como o milho e o arroz.

Ele prefere sol pleno, solo rico em matéria orgânica e úmido, mas bem drenado, e precisa de podas periódicas para controlar seu tamanho e forma.

continua depois da publicidade

6. Flor-de-seda

A flor-de-seda produz flores vermelhas e aveludadas, que contrastam com suas folhas verdes e brilhantes. Ela é nativa da África e da Ásia e faz parte da família das malváceas, que inclui outras plantas como o hibisco e a rosa-de-sharon.

Ela gosta de sol e solo regado, sem encharcar. Inclusive, esta planta é muito resistente e pode tolerar secas e geadas leves.

7. Tamarilho

O tamarilho possui frutos vermelhos e ovais que têm um sabor agridoce e podem ser consumidos in natura ou em sucos, geleias e molhos. Ele é originário da América do Sul e faz parte da família das solanáceas, assim como a saia-branca.

Esta planta sensível gosta de sol e regas regulares, porém ela precisa de proteção contra ventos fortes e geadas.

continua depois da publicidade

8. Peperômia

Originária da América tropical e subtropical, a peperômia faz parte da família das piperáceas, que inclui outras plantas como a pimenta e o kava.

Ela gosta de meia-sombra, solo leve e bem drenado e regas moderadas, apenas quando o solo estiver completamente seco. Como uma espécie de fácil cultivo, ela pode ser usada em vasos, jardineiras ou terrários.

9. Crista-de-galo

Finalmente, a crista-de-galo é outra planta exótica que produz inflorescências coloridas e vistosas, que podem ter várias cores e formas. Ela faz parte da família das amarantáceas, e gosta de meia-sombra, solo fértil e bem drenado e regas regulares, mas sem encharcar.

Atenção! Lembre-se que algumas dessas plantas podem ser tóxicas. Certifique-se de pesquisar e estar ciente das propriedades de cada espécie, especialmente se houver crianças ou animais domésticos em casa. Um cultivo responsável inclui a adoção de medidas adequadas para garantir a segurança de todos.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade