Você sabia que algumas palavras podem comprometer a qualidade da sua redação no Enem? É isso mesmo. Existem termos na Língua Portuguesa que devem ser evitados a todo custo na hora de escrever um texto dissertativo-argumentativo.
Por isso, resolvemos elaborar essa matéria que selecionou nove palavras que jamais devem ser usadas na redação do Enem 2024.
Se você está almejando uma vaga em alguma universidade pública ou privada, não deixe de ler até o fim. Lembrando que a redação tem caráter eliminatório, tá? Confira.
Palavras que jamais devem ser usadas na redação do Enem 2024
1. “Tá beleza”
Vamos começar com uma expressão bastante informal e coloquial: “tá beleza”. Essa expressão, apesar de ser comum no dia a dia, não deve ser utilizada em textos formais, como é o caso da redação do Enem.
Opte por expressões mais adequadas, como “está tudo bem” ou “está correto”.
2. “Hoje em dia”
“Hoje em dia” é uma expressão que muitas vezes é usada para começar uma reflexão sobre os tempos atuais. No entanto, seu uso em uma redação pode soar como algo vago e impreciso.
Ao invés disso, busque ser mais específico em sua escrita, utilizando termos como “atualmente” ou “na sociedade contemporânea”, por exemplo.
3. “Nada mudou”
Essa expressão sugere uma falta de mudança ou progresso a respeito de um determinado assunto. No entanto, é importante que o candidato evite generalizações em sua redação do Enem 2024.
Em vez de afirmar que “nada mudou”, que tal procurar detalhar as mudanças que ocorreram e suas consequências, oferecendo uma análise mais completa e precisa para o leitor?
4. “Mais vale prevenir do que remediar”
Embora seja um ditado popular, não é recomendado usá-lo em uma redação do Enem. Isso porque expressões consideradas clichês podem comprometer a originalidade e a criatividade do texto.
Recomendamos buscar argumentos e exemplos próprios para deixar suas ideias embasadas, entendeu?
5. “Mau”
“Mau” é um termo que pode gerar confusão para quem lê um texto, pois pode ser interpretado de diferentes maneiras, dependendo do contexto.
Ao invés de usar “mau”, prefira palavras mais específicas, como “ruim”, “perverso” ou “danoso”, por exemplo, de acordo com o sentido que você deseja demonstrar em sua redação.
6. “Cujo ou conquanto”
“Cujo” e “conquanto” são termos que podem gerar dúvidas para quem está lendo. Para evitar confusões, é recomendável substituí-los por expressões mais simples e diretas, candidato.
Por exemplo, em vez de usar “cujo”, você pode optar por “do qual” ou “da qual”, e em vez de “conquanto”, pode utilizar “embora” ou “apesar de”.
7. “Onde ou aonde”
“Onde” e “aonde” são palavras que indicam lugar, mas seu uso correto depende do contexto da frase. Simplificando, “onde” é usado para indicar lugar fixo, enquanto “aonde” é usado para indicar movimento em direção a algum lugar.
Por exemplo, “onde está o livro?” (lugar fixo) e “aonde você vai?” (movimento em direção a algum lugar). Cuidado para não se confundir, fechado?
8. “A priori”
“A priori” é uma expressão em latim que significa “antes de mais nada” ou “antecipadamente”.
Embora seja bastante utilizada em contextos acadêmicos e jurídicos, seu uso pode ser evitado na redação do Enem 2024, já que pode não ser compreendida por todos os leitores.
Em vez disso, prefira expressões mais simples e acessíveis, como “antes de tudo” ou “inicialmente”.
9. “Então”
Por fim, temos a palavra “então”, que muitas vezes é usada de forma desnecessária para iniciar orações em uma redação.
Ao invés de começar as frases com “então”, procure variar a sua escrita, utilizando conectivos adequados para estabelecer relações lógicas entre as ideias, como “portanto”, “assim” ou “por isso”, por exemplo.
E aí, gostou de aprender sobre as palavras que jamais devem ser usadas na redação do Enem 2024? Esperamos que essas dicas tenham sido úteis para você.