A influência da cultura africana no Brasil é enorme. Podemos encontrar exemplos em diversas áreas, como gastronomia, música, religião, arte e até mesmo no nosso jeito de falar.
No vocabulário, há inúmeras palavras de origem africana, principalmente das línguas bantu e iorubá, que se referem a alimentos, animais, plantas, objetos, lugares, pessoas, sentimentos e costumes.
Isso mostra a contribuição dos povos africanos para a formação da cultura e da identidade brasileiras. Confira alguns exemplos dessas palavras abaixo e saiba mais sobre a sua história e significado.
9 palavras de origem africana usadas no cotidiano
1. Axé
Esse termo, que vem do iorubá “ase”, tem dois significados principais. Um deles é um estilo musical típico da Bahia, que mistura elementos de samba, reggae e frevo.
O outro é uma forma de cumprimentar alguém e desejar-lhe sorte e bênção, como se fosse um “amém”. Mas axé/ase também é a força vital que move o universo, segundo várias religiões de origem africana.
2. Banguela
Essa palavra é usada para descrever alguém que não tem dentes ou que tem poucos dentes. Ela vem de um fato histórico triste, que aconteceu na época da escravidão.
Muitos africanos que eram trazidos de Benguela, uma região de Angola, arrancavam alguns dentes como forma de protesto ou resistência. Assim, as pessoas passaram a associar o nome do lugar com a falta de dentes.
3. Cachaça
Cachaça é a bebida alcoólica mais popular no Brasil, feita a partir da fermentação e destilação do caldo de cana-de-açúcar. A palavra e o produto têm origem africana, pois foram os escravizados que trabalhavam nas fazendas de cana e nos engenhos de açúcar que criaram a cachaça.
4. Caçamba
Caçamba se refere a um recipiente grande e fundo, que serve para transportar ou armazenar coisas. Ela vem do quimbundo “kisambu”, que era o nome que os africanos davam aos cestos grandes que usavam.
Com o tempo, o termo caçamba passou a ser usado para outros tipos de recipientes, como os de caminhões ou caixas estacionárias que recebem entulhos e materiais diversos.
5. Dengo
Essa palavra é usada para se referir a um comportamento de quem está carente, mimado ou querendo chamar a atenção. Ela vem da cultura banta, onde “dengo” significava pedir carinho ou conforto para alguém, diante das dificuldades da vida.
6. Fubá
Fubá é o nome de uma farinha fina, feita de milho ou arroz moído. Ela vem do quimbundo “fuba”, que significa “farinha” em geral. Esse produto é usado para fazer vários pratos típicos da culinária brasileira, como pão de queijo, bolo de fubá, polenta e angu.
7. Quindim
Quem não ama esse doce delicioso, feito com gemas de ovos, açúcar e coco ralado? A palavra quindim vem do quimbundo “kendê”, que era o nome de um pudim africano, feito com milho ou mandioca.
O quindim é uma adaptação brasileira dessa receita, que incorporou o coco e o açúcar.
8. Quitute
Quitute designa uma comida gostosa, que pode ser salgada ou doce. Ela vem do quimbundo “kitutu”, que tinha dois significados possíveis. Um deles era um aperitivo ou petisco, que se comia antes da refeição principal.
O outro era uma indigestão ou má digestão, causada por comer demais ou algo que não caiu bem.
9. Ranzinza
Finalmente, usamos o adjetivo ranzinza para aquela pessoa que vive reclamando, que está sempre de mau humor ou que é difícil de agradar.
Ela vem do quicongo “nzizi”, que significa “mosca doméstica”. A ideia é que uma pessoa ranzinza é como uma mosca, que irrita, perturba e não deixa ninguém em paz.