9 palavras bem parecidas no português, mas com significados diferentes

O concurseiro que quer arrasar na prova de Língua Portuguesa do certame precisa ficar antenado nas palavras bem parecidas no português, mas com significados diferentes.

É provável que você já tenha se deparado com várias palavras parecidas no português, mas com significados diferentes. Esses pequenos detalhes linguísticos podem causar confusão ao escrever e até mesmo alterar completamente o sentido de uma frase. 

continua depois da publicidade

Elaboramos este artigo que selecionou nove palavras parecidas no português, mas com significados diferentes. O candidato que não quer se confundir ao escrever a redação do concurso deve continuar a leitura até o fim. Confira.

Palavras parecidas no português, mas com significados diferentes

Leia também

1. Aço e Asso

“Aço” refere-se a uma liga metálica altamente resistente e muito usada na produção industrial.  

A palavra “asso” está relacionada com a primeira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo assar. Não se confunda, candidato.

continua depois da publicidade

2. Cela e Sela 

“Cela” refere-se a um espaço pequeno onde uma pessoa fica confinada por dias, meses ou anos, como forma de punição legal. 

Já “sela” é o equipamento usado para montar cavalos. É colocada sobre o dorso do animal para fornecer suporte e estabilidade ao cavaleiro. 

3. Censo e Senso

“Censo” é o levantamento de dados estatísticos referentes a determinados aspectos da população de uma cidade, estado ou país.

A palavra “senso” refere-se à capacidade de julgamento ou discernimento do que é certo ou errado do ser humano. 

4. Desapercebido e Desaparecido

“Desapercebido” é um adjetivo que descreve algo ou alguém que não é notado, percebido ou observado. Significa que não está recebendo a devida atenção ou sendo reconhecido e considerado. 

continua depois da publicidade

Já “desaparecido” é usado para descrever alguém que está ausente, voluntária ou involuntariamente, e cujo paradeiro é desconhecido. 

5. Sinto e Cinto 

O termo “sinto” refere-se ao verbo sentir. Significa perceber ou experimentar sensações físicas, emocionais ou mentais, agradáveis ou não. 

Já “cinto” é uma faixa de tecido, couro, plástico ou outro material resistente que é usada em torno da cintura para segurar as roupas ou como um acessório de moda. 

6. Vaso e Vazo

“Vaso” é um recipiente usado para plantar e exibir plantas, como flores, arbustos ou pequenas árvores em ambientes internos e externos. Esses objetos podem ser feitos de materiais como cerâmica, plástico, metal ou vidro. 

“Vazo” é a primeira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo “vasar”, que significa derramar, seja líquidos ou sólidos. 

continua depois da publicidade

7. Roça e Rosa 

“Roça” é uma vasta área de terra onde se praticam atividades como agricultura e pecuária. 

“Rosa” é o termo usado para descrever uma flor do mesmo nome, que é conhecida por sua beleza, tonalidade vibrante e aroma agradável.

8. Cumprimento e comprimento

A palavra “cumprimento” refere-se a uma saudação ou gesto de cortesia que demonstra respeito, educação ou reconhecimento a alguém. 

O termo “comprimento” refere-se à medida da extensão de algo em uma direção, geralmente em termos de largura, altura ou distância. 

9. Tráfico e tráfego

“Tráfico” refere-se ao comércio ilegal de bens, como drogas, armas, pessoas, entre outros. 

O termo “tráfego” faz menção ao movimento de carros, ônibus, motos, caminhões ou pessoas em estradas, ruas, avenidas ou locais específicos. 

continua depois da publicidade

Agora que você está a par das palavras parecidas no português, mas com significados diferentes, continue mantendo o foco nos estudos e boa sorte. 

Leia também

Concursos em sua
cidade