Você já ouviu que a língua portuguesa é uma “língua viva”? Isso significa que ela está em constante mudança e adaptação.
No Brasil, a Academia Brasileira de Letras (ABL) é responsável por atualizar o idioma e recentemente incluiu mais de uma centena de palavras ao Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp).
Entre as novidades, destacam-se termos que emergiram no contexto da tecnologia e expressões que refletem as preocupações atuais da sociedade. Confira nove dessas palavras que passaram a ter uso corrente no dia a dia dos brasileiros.
1. Astroturismo
O astroturismo é uma modalidade de turismo focada na observação de fenômenos celestiais e na exploração do espaço.
Locais privilegiados para a prática de astroturismo incluem desertos, montanhas e regiões rurais com mínima interferência de luz artificial.
2. Blockchain
Blockchain é uma tecnologia de registro distribuído que assegura a integridade, segurança e transparência das transações digitais.
Ela permite que as informações sejam armazenadas em blocos encadeados, de forma descentralizada e imutável, o que impede a falsificação ou alteração dos dados após sua validação.
Essa tecnologia é utilizada em criptomoedas, como o Bitcoin, mas também possui aplicações em diversas outras áreas, como rastreamento de cadeias de suprimentos, votações eletrônicas e gestão de identidade digital.
3. Cibercrime
Este termo é utilizado para descrever atividades ilegais ou maliciosas realizadas através da internet ou de sistemas informatizados. Essas atividades podem incluir hacking, phishing, roubo de identidade, fraudes financeiras, distribuição de malware, entre outros.
Cibercriminosos visam vulnerabilidades em redes e dispositivos para obter acesso não autorizado a informações sensíveis, causando danos financeiros e comprometendo a privacidade das vítimas.
4. Dorama
Dorama é a denominação dada a séries televisivas originárias do leste e sudeste da Ásia, geralmente transmitidas em capítulos semanais.
Diferentemente das séries ocidentais, os doramas muitas vezes têm temporadas mais curtas e um final bem definido, o que pode torná-los mais atraentes para o público.
5. Ecoponto
Um ecoponto é um local designado para a coleta seletiva de resíduos recicláveis e inservíveis, como plásticos, vidros, papelão, óleo de cozinha, móveis, colchões, eletrodomésticos, pequenos volumes de entulho, restos de poda e capina.
Os resíduos são depositados voluntariamente pela população em contentores de grandes dimensões. Esses locais estão geralmente situados próximos a áreas críticas de descarte irregular para garantir uma destinação ambientalmente adequada.
6. Gestuante
Gestuante é um termo utilizado para descrever uma pessoa que se comunica utilizando gestos, frequentemente referindo-se àqueles que utilizam a língua de sinais para se expressar.
Este termo pode se aplicar tanto a indivíduos surdos quanto a ouvintes que aprenderam a língua de sinais como segunda língua.
7. Metaverso
Metaverso refere-se a um universo virtual coletivo e compartilhado, criado pela convergência da realidade virtual, aumentada e mista. É um espaço digital onde as pessoas podem interagir entre si e com o ambiente, usando avatares em uma simulação de vida real.
No metaverso, é possível realizar atividades diversas, como socializar, trabalhar, jogar, assistir eventos e até fazer compras. Ele representa uma expansão das fronteiras da internet, proporcionando novas formas de interação e economia digital.
8. Teleofobia
Teleofobia é o medo irracional e persistente de fazer planos para o futuro.
Pessoas com teleofobia podem sentir ansiedade intensa diante de situações que envolvem compromissos de longo prazo, decisões finais ou a perspectiva de um futuro previsível.
Esse medo pode se manifestar em diversas áreas da vida, como relacionamentos, carreira e projetos pessoais, levando a dificuldades em tomar decisões, estabelecer metas e manter compromissos.
9. Webinário
Por fim, webinário é a junção das palavras “web” e “seminário”, e refere-se a um seminário realizado via internet.
Webinários são uma forma de transmissão ao vivo de apresentações, palestras ou workshops, permitindo a interação entre os apresentadores e o público em tempo real.