9 dicas para ter um currículo atrativo

As dicas para ter um currículo atrativo vão muito além de uma formação acadêmica invejável ou do valor das remunerações já recebidas durante a carreira. Saiba mais.

Quem está procurando uma recolocação profissional no competitivo mercado de trabalho, precisa se valer das nossas dicas para ter um currículo atrativo. Por mais que a concorrência esteja acirrada em determinadas áreas, esse documento ainda pode fazer toda a diferença na hora da convocação para um processo seletivo em alguma organização.

continua depois da publicidade

Por isso, selecionamos nove dicas para ter um currículo atrativo que não podem ser negligenciadas por nenhum candidato, independentemente do seu nível de experiência ou formação acadêmica. Nos dê o prazer da sua honrosa companhia até o fim da leitura e fique por dentro dos macetes.

Dicas para ter um currículo atrativo

1) Seja simples e objetivo

Leia também

O candidato que usa palavras rebuscadas demais, que é muito detalhista na hora de escrever a sua apresentação e que não tem objetividade, pode minimizar as chances de ser convocado para uma entrevista. Um currículo exige que você seja simples e, principalmente, objetivo. Documentos com mais de três folhas costumam ser descartados de imediato pelo recrutador.

2) Cuidado com a ortografia e a concordância

Outra das dicas para ter um currículo atrativo é essa. O candidato precisa ter o máximo de cuidado na hora de redigir esse documento, no que diz respeito à ortografia e a concordância. Palavras escritas erradas e mal posicionadas nas frases podem dificultar a interpretação do recrutador e manchar a imagem do profissional. Fique atento em relação a isso.

continua depois da publicidade

3) Atenção para o formato

Pensou em dicas para ter um currículo atrativo? O profissional também precisa se atentar para o formato deste documento. Recomendamos manter o estilo e tamanho de letra considerado padrão, bem como a formatação do mesmo (de acordo com a ABNT), sem modismos para chamar a atenção do recrutador. Um currículo bem formatado é visualmente agradável.

4) Evite o uso de jargões

O profissional que usa jargões, gírias, frases de efeito ou uma linguagem informal em seu currículo, pode não ser convocado para aquele esperado processo seletivo. Essas expressões idiomáticas não devem ser inseridas neste documento, já que podem ser mal vistas pelo recrutador. Além disso, elas podem passar a impressão de que o candidato não é uma pessoa séria.

continua depois da publicidade

5) Não anexe documentos

O candidato, em nenhuma hipótese, deve anexar documentos em seu currículo. Geralmente, os recrutadores não se interessam por nenhuma informação além daquelas que constam nele. Por isso, não precisa anexar os diplomas dos cursos profissionalizantes que você já fez ou o seu histórico escolar do Ensino Médio. Tudo isso é irrelevante para a empresa.

6) Seja sincero

Mesmo que você esteja procurando emprego há bastante tempo ou interessado pela vaga que está em aberto, não deve mentir a respeito de nada em seu currículo. Mencionar uma graduação que não concluiu ou habilidades (técnicas ou comportamentais) que não possui, pode comprometer a sua reputação no mercado. Por isso, independentemente da situação, seja sincero em relação às suas informações. Mentiras, mais cedo ou mais tarde, acabam sendo descobertas.

7) Não exagere nas palavras

Essa também é outra das dicas para ter um currículo atrativo. O profissional precisa ser comedido com as palavras quando for redigir esse documento. Exagerar na hora de descrever a sua experiência profissional ou competências comportamentais, pode pegar mal, já que o recrutador vai achar que você está forçando a barra para ser contratado.

continua depois da publicidade

8) Não coloque dados desnecessários

Tem muito candidato por aí que coloca informações totalmente desnecessárias no currículo, o que acaba poluindo visualmente o documento. O excesso de dados pessoais, além de ser perigoso, não é recomendado. Para a maioria dos recrutadores, apenas o nome completo do profissional, e-mail e telefone de contato são suficientes.

9) Transmita confiança ao recrutador

Por fim, a última das dicas para ter um currículo atrativo. O candidato precisa saber transmitir confiança ao recrutador, por meio das palavras. Lembre-se de que esse documento é a sua única fonte de comunicação com ele, pelo menos nesse instante. Por isso, tente passar a impressão de que você é alguém em que ele pode confiar.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade