9 curiosidades sobre o Dia das Mães que provavelmente você não sabia

Descubra algumas das curiosidades mais interessantes sobre a história e comemoração do Dia das Mães no Brasil e no mundo.

O Dia das Mães é uma data muito especial em diversos países do mundo, dedicada a homenagear aquelas que nos deram a vida e nos criaram com todo o amor e dedicação. Embora muitos saibam que a celebração teve início nos Estados Unidos, em 1908, existem muitas curiosidades sobre essa data que ainda são desconhecidas por grande parte das pessoas. Por isso, confira a seguir 9 curiosidades sobre o Dia das Mães que provavelmente você não sabia.

9 curiosidades sobre o Dia das Mães

1. Origem da comemoração

Leia também
continua depois da publicidade

As primeiras comemorações para as mães datam de civilizações antigas. No Antigo Egito, era homenageada Ísis, a grande deusa mãe daquela civilização. Na Grécia Antiga, no início da primavera, eles homenageavam Reia (ou Rhea), deusa da fertilidade e mãe de Zeus, Poseidon e Hades.

Os romanos, por sua vez, levaram essa celebração para 15 de março em seu templo a Cibele, a grande deusa, contraparte da divindade grega Reia. Entretanto, com a chegada do cristianismo, a data também mudou e começaram as festividades para celebrar a Virgem Maria, mãe de Jesus.

2. Primeira vez que o Dia das Mães foi celebrado

A ideia original de um Dia das Mães adequado veio com o ativismo de uma mulher chamada Julia Ward Howe, uma abolicionista e escritora norte-americana, também defensora do sufrágio feminino (movimento pelo direito ao voto das mulheres).

continua depois da publicidade

Entre 1865 e 1870, Ward Howe organizou algumas manifestações a favor da paz que contaram com a presença de mães de família. Teve pela primeira vez a ideia de dedicar um dia do ano exclusivamente à mulher e à maternidade, porém, não prosperou. Mas com o tempo, outra ativista americana chamada Anna Jarvis se inspirou nas manifestações de Howe e criou reuniões com a presença de mães de família.

Em 12 de maio de 1905, Jarvis faleceu, então sua filha, como uma homenagem póstuma à mãe, proclamou o segundo domingo de maio como o Dia das Mães. Em 1914, esse dia foi reconhecido e o presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson, estabeleceu a data como oficial nos Estados Unidos.

Depois disso, muitos outros países decidiram ter um Dia das Mães oficial, embora nem todos sejam comemorados na mesma data, porém a maioria dedicou um dia no mês de maio.

continua depois da publicidade

3. O segredo da letra ‘M’

A palavra mãe começa com “m” na maioria dos idiomas. Um estudo do linguista russo Roman Jakobson determinou que essa letra é um dos primeiros fonemas (ou sons) emitidos pelos bebês e eles o fazem devido à ligação que sentem com a mãe durante o período de amamentação.

4. Diferentes formas de festejar

Comemorações em todo o mundo incluem comer fora em restaurantes, entregar flores e chocolates para as mães etc. No Japão, o cravo representa o símbolo da força materna e é dado de presente neste dia.

No México, é comum sair para comer no que se tornou um dia agitado para restaurantes e estabelecimentos de alimentação, serenatas com mariachis e produtos de beleza e moda são oferecidos às mães. Na França, a comemoração consiste em bolos, cartões com poemas e vinho.

continua depois da publicidade

5. Países que celebram o Dia das Mães em maio

Hoje, mais de 50 países comemoram o Dia das Mães no mês de maio, incluindo Portugal e Brasil. Contudo, devido às raízes tradicionalmente católicas do país europeu, a data é celebrada no primeiro domingo, quando os católicos homenageiam Nossa Senhora de Fátima.

6. Mãe mais velha a dar à luz

A mãe mais velha do mundo tinha 74 anos. Erramatti Mangayamma recebeu um óvulo doado para dar à luz dois lindos bebês, pois na idade dela era impossível produzir um para ser fertilizado.

O óvulo de uma doadora foi fertilizado com o esperma de seu marido de 78 anos. O parto foi realizado por cesariana sem intercorrências na sexta-feira, 06 de setembro de 2019, na clínica de Guntur, na Índia.

continua depois da publicidade

7. Mãe que teve mais filhos

Dona Vassilet é a mulher que teve mais filhos no mundo; ela concebeu 69 bebês em 27 nascimentos. A russa viveu entre 1816 e 1872 com seu marido Fyodor Vassilet em uma fazenda a 150 km de Moscou. O que torna a história cada vez mais incrível é que dos partos nasceram 16 pares de gêmeos, 7 trigêmeos e 4 quadrigêmeos, dos quais 67 sobreviveram.

8. Dia das Mães no Brasil

Embora a comemoração do Dia das Mães tenha sido oficializada apenas em 1932 por meio de um decreto emitido pelo então presidente Getúlio Vargas, após pressão do movimento feminista, o primeiro registro dessa celebração no Brasil ocorreu em Porto Alegre, em 1918, anos antes de sua oficialização. Contudo, a data não integra o calendário de feriados nacionais.

continua depois da publicidade

9. Data comercial

Embora a criadora do Dia das Mães, Anna Jarvis, tivesse a intenção de que a celebração fosse uma homenagem mais singela às mães, com a oferta de flores e cartões, por exemplo, a data acabou se tornando altamente comercial.

Ao perceber essa situação, Jarvis passou a lutar para que a comemoração fosse revogada, mas sua luta não teve sucesso no Congresso dos Estados Unidos, que manteve o Dia das Mães no segundo domingo de maio, com grande movimentação no comércio. Por fim, o Dia das Mães é a terceira comemoração mais popular do mundo, perdendo apenas para o Natal e a Páscoa.

Leia também

Concursos em sua
cidade