A redação é uma matéria fundamental na escola e uma parte de valor indiscutível nos vestibulares.
Esse tipo de texto pode ser exigido de várias formas, mas é fato que uma boa produção pode render resultados excepcionais nas provas, especialmente nas de admissão para a faculdade, como é o caso do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Nesse sentido, a redação do Enem desempenha um papel muito importante no exame por várias razões. Realizada no primeiro dia do exame, seu peso é de 1000 pontos na nota final e, para obter um resultado alto, é necessário se preparar de forma adequada.
Um dos itens que a banca do Enem considera como repertório na composição da nota, inclusive, é a citação. Esse artifício serve para contextualizar e embasar argumentos, desde que sejam feitos por autoridades, como autores consagrados e personalidades célebres.
Ao levar isso em consideração, um dos maiores expoentes da literatura brasileira na história certamente é Machado de Assis, autor de obras como Memórias Póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro.
Tendo isso em mente, confira abaixo 9 exemplos de citações de Machado de Assis para colocar nos seus textos e aumentar sua nota.
Citações de Machado de Assis para a redação
A maioria das redações de vestibulares envolve temas bem delimitados, que tratam de questões como desigualdade social, preconceito linguístico, etarismo, política brasileira, sistema educacional no Brasil e outros que possibilitem contextualização a partir da situação do país.
No caso do Enem, utilizar citações para começar uma redação pode ser uma ótima ferramenta para conquistar as bancas nas competências avaliativas, especialmente na de conteúdo. Saber relacioná-las com os temas mais comuns cobrados pode render ótimos resultados.
Pensando nisso, a seleção a seguir foi feita a partir de temas, de modo que cada citação funcione para uma produção em específico. Confira:
1. Adolescência
“Há em cada adolescente um mundo encoberto, um almirante e um sol de outubro.” Dom Casmurro, 1899.
2. Boato
“O boato é um ente invisível e impalpável, que fala como um homem, está em toda a parte e em nenhuma, que ninguém vê donde surge, nem onde se esconde, que traz consigo a célebre lanterna dos contos arábicos, a favor da qual se avantaja em poder e prestígio, a tudo o que é prestigioso e poderoso.” Comentários da Semana, série de crônicas, 1862.
3. Brasil
“Um dos defeitos mais gerais, entre nós, é achar sério o que é ridículo, e ridículo o que é sério, pois o tato para acertar nestas coisas é também uma virtude do povo.” Ao Acaso, série de crônicas, 1865.
4. Juízo
“Em si mesma, a loucura é já uma rebelião. O juízo é a ordem, é a constituição, a justiça e as leis.” A Semana, série de crônicas, 1897.
5. Política
“Venha, venha o voto feminino: eu o desejo, não somente porque é ideia de publicistas notáveis, mas porque é um elemento estético nas eleições, onde não há estética.” História de 15 Dias, 1877.
6. Verdade
“Eu sei que vossa excelência preferia uma delicada mentira: mas eu não conheço nada mais delicado que a verdade.” Linha Reta e Linha Curva, Contos Fluminenses, 1870.
7. Revolução
“Palavra puxa palavra, uma ideia traz outra, e assim se faz um livro, um governo ou uma revolução, alguns dizem que assim é que a natureza compôs as suas espécies.” Primas de Sapucaia, conto publicado no jornal Gazeta de Notícias, 1883.
8. Realidade
“Mas, onde cessava ali a realidade e começava a aparência? Vinha de tratar com um infeliz ou um hipócrita?” Helena, 1876.
9. Conhecimento
“Grande coisa é haver recebido do céu uma partícula da sabedoria, o dom de achar as relações das coisas, a faculdade de as comparar e o talento de concluir!” Memórias Póstumas de Brás Cubas, 1881.