8 raças de gatos mais caras e raras do mundo

As raças de gato que lembram a aparência dos grandes felinos selvagens estão entre as mais caras do mundo.

Por

Quanto você desembolsaria para ter o gatinho dos sonhos? Muitos admiradores desses animais, certamente não se importariam em pagar para ter uma das raças de gatos mais caras do mundo, em sua casa.

Para esclarecer, o preço desses animais de estimação varia em função da raridade, da pureza da raça, do sexo e da cor ou padrão escolhido. Em alguns casos estes números podem atingir valores exorbitantes.

A seguir, confira uma lista das raças mais exóticas de gatos que possuem valores muito elevados no mercado pet.

8 raças de gatos mais caras e raras do mundo

1. Savannah

Esta é uma das maiores raças de gatos do mundo. Tem uma aparência selvagem, o que o torna um dos mais cobiçados. É resultado do cruzamento de um gato doméstico com um gato selvagem africano (Leptailurus serval).

Seu comportamento é afetado por três fatores: linhagem, geração e socialização. Assim, trata-se do gato mais caro do mundo, podendo alcançar um valor que varia de 30.000 a 50.000 dólares.

2. Gato-de-bengala

Assim como o Savannah, o gato-de-bengala tem uma aparência selvagem que lembra a de um tigre ou leopardo em miniatura devido à sua pelagem listrada. Essa característica se deve ao fato dele também ser resultado do cruzamento de um gato doméstico com um felino selvagem.

Em relação ao seu comportamento, apesar de ser robusto e muito ativo, possui uma personalidade carinhosa e sociável. Por todas as razões acima expostas, o seu valor aumenta ano após ano, podendo encontrá-lo no mercado entre 12.500 e 25.000 dólares.

3. Khao Manee

Esta é uma das raças de gatos mais antigas, de origem tailandesa. Inclusive, era a favorita do rei Rama V (quinto), sendo considerado um dos animais que atrai sorte e felicidade.

Além de sua história ser interessante, chama a atenção por ter um porte musculoso e elegante, com pelagem absolutamente branca, e olhos de cor diferente devido à heterocromia que apresenta.

É um felino muito sociável, calmo e que estabelece fortes laços com os familiares. Devido a essas características, tem um valor de mercado entre 9.000 e 11.000 dólares.

4. Caracat

Você sabia que esta raça surgiu por acaso no Zoológico de Moscou? Um gato comum acasalou com um caracal em 1998. Uma década depois, alguns criadores norte-americanos começaram a cruzar o abissínio com o caracal para continuar a sua criação, com o objectivo de conseguir uma nova raça com um aspecto exótico e um comportamento mais calmo.

Suas orelhas grandes e pontudas e o sorriso que parece estar permanentemente desenhado em sua boca são marcantes. Existem dois padrões, ambos com pelos curtos, densos e espessos. Portanto, é uma raça rara e exótica que chega a custar 23.400 dólares.

5. Norueguês da Floresta

Esta raça se destaca por seu grande porte e pelo elegante e imponente. Sua personalidade sociável, afetuosa e tranquila o torna irresistível para famílias de todos os tipos.

Conhecidos como "adoráveis gigantes", eles amam interagir com as pessoas e são muito leais aos seus donos. Um único exemplar pode ser vendido por um preço que varia entre 10.000 e 13.000 dólares.

6. Chausie

O Chausie, com um valor que varia entre 8.000 a 11.000 dólares, é uma raça nativa do Egito proveniente do cruzamento entre um gato doméstico e um felino selvagem.

Ele exibe uma aparência marcante, com uma figura esguia, elegante e musculosa. Devido ao seu elevado nível de atividade, requer amplos espaços para se exercitar e gastar sua energia.

7. Peterbald

De origem russa, essa raça é famosa pela ausência de pelos ou a presença de uma pelagem extremamente fina. Essa característica distintiva confere a esses gatos uma aparência robusta e elegante, que se combina perfeitamente com sua personalidade sociável.

Com efeito, eles se adaptam bem à convivência com crianças, idosos e outros animais de estimação. Todavia, quem quiser obter um amigo peludo dessa raça terá que desembolsar entre 2.000 e 5.000 dólares, já que esta também é um dos pets mais caros do mundo.

8. Scottish Fold

Por fim, temos o Scottish Fold que se destaca por suas orelhas pequenas e dobradas para a frente, as quais, em conjunto com sua cabeça arredondada e olhos grandes e expressivos, conferem-lhe uma aparência cativante.

Ele se destaca como um companheiro ideal para diversos tipos de famílias, devido à sua incrível capacidade de adaptação a diferentes ambientes. No entanto, o valor desses gatinhos é um pouco "salgado", podendo chegar a 3.000 dólares.