Há séculos, vários povos acreditam que certas plantas possuem a capacidade de afastar a negatividade e a inveja. Seja através de suas propriedades físicas, associações culturais ou mesmo apenas de sua presença, diz-se que determinadas espécies criam energia positiva e protegem você de vibrações prejudiciais.
Elas possuem fragrâncias agradáveis e proporcionam serenidade constante ao lar, além de limparem as toxinas presentes no ambiente, e cuidarem da saúde mental.
Plantas que atraem energia positiva e afastam a inveja
1. Arruda
A arruda é uma planta muito conhecida por suas propriedades medicinais e místicas. Ela é usada há séculos para afastar o mau-olhado, a inveja e as energias negativas. Ela possui um aroma forte e característico, e é frequentemente usada em banhos, chás e infusões, com o objetivo de purificar o corpo e a alma.
2. Comigo-ninguém-pode
A comigo-ninguém-pode é outra planta que é conhecida por suas propriedades protetoras. Ela é uma planta tóxica, e acredita-se que seu veneno afasta os espíritos malignos.
É uma espécie de folhas verdes brilhantes, com manchas brancas, e geralmente cultivada em vasos. Contudo, é importante mantê-la em locais bem iluminados.
3. Alecrim
O alecrim possui um aroma refrescante e estimulante. Acredita-se que ele tem o poder de afastar a negatividade e atrair boas energias. Esta erva de folhas verdes escuras, ainda é bastante utilizada na culinária, para temperar carnes, peixes e saladas.
4. Sálvia
Além das grandes propriedades medicinais que possui, a sálvia também é usada para se livrar de emoções negativas, como raiva e inveja. Assim, ela ajuda a melhorar o fluxo de energia positiva em seu lar.
Antigamente era associada a uma simpatia de sorte, que consistia em dormir sobre um raminho de sálvia tentando sonhar com o que se desejava. Se o sonho se tornasse realidade, aquele galho era colocado na água, caso contrário, o ramo era enterrado longe de casa.
5. Crisântemo
Os crisântemos, além de deixarem seu ambiente mais alegre e bonito com suas flores, também são considerados responsáveis por criar felicidade e bom humor. Você pode colocá-los em espaços onde ocorrem discussões para acalmar as tensões acumuladas.
Além de servirem para encher a sua casa de alegria e vida, eles também podem ajudá-lo a canalizar energias positivas e evitar as negativas.
6. Hortelã-pimenta
A hortelã-pimenta é uma planta herbácea aromática, originária da Europa e da Ásia. É conhecida por suas propriedades medicinais e culinárias, mas também é uma espécie com propriedades místicas, capaz de proteger o lar e afastar a negatividade.
Acredita-se que seu aroma forte e refrescante cria um ambiente positivo e alegre, atraindo prosperidade e sorte. Para aproveitar seus benefícios, é recomendado plantá-la em um vaso e colocá-la na entrada da casa. Também pode-se colocar algumas folhas de hortelã-pimenta em um saquinho de pano e pendurá-lo na porta ou janela.
7. Dinheiro-em-penca
Dinheiro-em-penca é uma planta trepadeira, originária da África. É conhecida por seu nome sugestivo, que indica sua capacidade de atrair boa sorte e fortuna.
Acredita-se que ela contribui para diminuir a ansiedade, os pensamentos negativos e o estresse. Seu aroma suave e relaxante cria uma atmosfera de paz e harmonia.
8. Eucalipto
O eucalipto é conhecido principalmente por suas propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, e é frequentemente utilizado em produtos como óleos essenciais, pomadas e produtos de cuidados pessoais devido a essas propriedades.
É uma planta que atrai prosperidade e ajuda a adormecer, além de liberar espaços de energias pesadas. Por isso, é indicado tanto para casas quanto escritórios.
Como cultivar plantas para afastar a negatividade?
Para que as plantas tenham o efeito desejado, é importante cultivá-las com cuidado e dedicação. Elas devem ser plantadas em um local adequado, com bastante luz solar e água. Além disso, é importante mantê-las livres de pragas e doenças. Veja algumas dicas abaixo:
- Escolha plantas que sejam adequadas para o clima da sua região;
- Cultive-as em um local onde elas recebam pelo menos 6 horas de luz solar por dia;
- Regue-as regularmente, mas sem encharcá-las;
- Use um bom adubo ou fertilizante orgânico, de acordo com as instruções do fabricante, para que elas cresçam saudáveis;
- Verifique as folhas regularmente para detectar pragas e doenças.